Imagem
177 views 3 min 0 Comment

Cascavel organiza ação para proteger moradores em situação de rua do frio intenso

- 27 de julho de 2021
Anúncio

A previsão meteorológica que aponta a chegada de uma massa polar que irá derrubar as temperaturas abaixo de zero motivou uma reunião na tarde desta segunda-feira (26) na Prefeitura de Cascavel para alinhar ações que serão desenvolvidas com o propósito de proteger pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social.

Além das cerca de 130 pessoas que são acolhidas diariamente na Casa POP e Albergue Noturno, o Município irá disponibilizar o ginásio do Creas, que fica nas proximidades do Ecoparque Oeste, para proteger outras pessoas que estejam eventualmente na rua. De acordo com o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi, o espaço poderá abrigar até 60 pessoas.

As ações são coordenadas pela Secretaria de Assistência Social junto com o Provopar e têm apoio de pastas e órgãos como a Saúde, Comunicação, Semppro, Território Cidadão, Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cáritas e Albergue Noturno.

Anúncio

A força-tarefa vai atuar de 27 de julho a 1º de agosto e levar todo o cuidado necessário para proteger as pessoas em vulnerabilidade social. O Centro POP será o local de triagem dos moradores antes de eles serem levados para o ginásio.

A ação irá proteger, também, os animais que acompanham seus donos em situação de risco. Os bichinhos terão um local preparado especialmente para eles. “Eles têm carinho muito grande por seus animais, então vamos encaminhar tanto os moradores de rua, quanto seus animais”, diz Hudson.

Neia Alberton, coordenadora do Provopar, diz que o órgão irá participar fornecendo cobertores e roupas. “Não podemos deixar pessoas passarem frio em nossa cidade. São pessoas que não têm a mesma oportunidade de muitos que estão em suas casas”, avalia.

Márcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, disse que uma equipe exclusiva ficará de plantão para acompanhar a equipe de abordagem e levar os moradores de rua para o centro de acolhimento. Além disso, a Defesa Civil irá montar tendas dentro do ginásio para abrigar as pessoas. “Nós, como poder público, devemos nos aproximar deles e levá-los com segurança para proteger suas vidas”, diz.

A ação foi solicitada pelo prefeito Leonaldo Paranhos após as previsões meteorológicas anunciarem temperaturas negativas para os próximos dias. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as temperaturas começam a cair nesta terça-feira (27), mas o frio mais intenso atingirá Cascavel na quinta-feira (29), quando os termômetros devem marcar -2°.

Fonte: Assessoria Cascavel

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading