Imagem
33 views 5 min 0 Comment

Cafelândia realiza a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

- 27 de maio de 2019
Anúncio

Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no século XXl e o papel das Políticas Públicas”, foi realizada na quarta-feira, 22, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo do evento foi congregar representações para avaliar a efetividade das ações em execução, discutir e propor, entre outras coisas, medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa, como saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer. Reunindo aproximadamente 180 participantes, dentre os participantes representantes do governo, conselheiros municipais, sociedade civil organizada, idosos e autoridades locais.

Na abertura do evento, foi composta a mesa representativa com as seguintes autoridades: o prefeito Dr. Franus, a secretária de Assistência Social, Nilva Franus, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nema Ana Trento, o representante do Legislativo, Fabio Arcanjo de Lima e a palestrante Luciane Martini – Assistente Social/Docente de Cascavel.

Iniciando a solenidade, o idoso de 91 anos de idade Sr. Frederico, usuário do “Centro Dia do Idoso” de Cafelândia, recitou três músicas com gaita de boca, sobre a temática e cultura do idoso.

Anúncio

Na abertura do evento, o prefeito Dr. Franus destacou a importância do evento. “Este é o momento de reunir os idosos e discutir sobre diversos assuntos de interesses deles, é um momento importante que o povo tem voz. Estaremos sempre em busca de ajudar e buscar recursos para melhorar a situação da nossa melhor idade, implantando mais programas, eventos, entre outros”, destaca.

A secretária de Assistência Social, Nilva Franus, falou sobre o evento. “A Conferência traz a responsabilidade de se propor medidas para o fortalecimento da efetivação dos Direitos Fundamentais e das Políticas Públicas para o idoso. Com a preocupação em promover ações que possam assegurar os Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa, garantindo um envelhecimento digno. Trata-se de um momento maravilhoso, onde podemos discutir sobre melhorias para nossa vida e políticas públicas”, fala Nilva.

Segundo a presidente do CMDI, Nema Ana Trento, o trabalho da conferência iniciou em fevereiro. “Iniciamos com as pré-conferências realizadas com as organizações da sociedade civil. Podendo contar com a colaboração de toda a equipe e técnicos do município das diversas áreas, das entidades sociais e conselheiros municipais. A Conferência é o momento em que governo e sociedade se reúnem para discutir políticas públicas e aqui tiraremos propostas para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa”, comenta Nema.

O encontro contou com uma palestra ministrada por Luciane Martini – Assistente Social e Docente de Cascavel, apresentando dados sobre longevidade no município, os desafios de envelhecer no século XXI, debateu os eixos e apresentou uma devolutiva das propostas.

As discussões foram organizadas em quatro eixos temáticos, definidos em instâncias nacionais, também foram adotados pelos municípios e estados, tendo como base para elaboração das propostas, sendo eles:


1) Direitos Fundamentais na Construção e Efetivação das Políticas Públicas;
2) Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
3) Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
4) Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. 

Foram aprovadas propostas a nível municipal, Estadual e Federal, que serão encaminhadas para o Estado.

A IV Conferência Municipal dos Direitos da pessoa Idosa de Cafelândia, foi finalizada com a eleição dos seguintes delegados/Governamentais: Angela Maria Dapper (titular) e Nema Ana Trento (suplente). Os delegados eleitos irão participar da 7ª Conferência Estadual dos Direitos da pessoa Idosa, que acontecerá em Curitiba este ano.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.
ConexãoRevista.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading