131 views 5 min 0 Comment

Papa aceita renúncia de dom Adelar Baruffi ao governo pastoral da arquidiocese de Cascavel (PR)

- 12 de fevereiro de 2024

O Papa Francisco aceitou, nesta segunda-feira, 12 de fevereiro, o pedido de renúncia de dom Adelar Baruffi ao governo pastoral da arquidiocese de Cascavel (PR).

Em um post nas redes sociais a Arquidiocese de Cascavel agradeceu aos serviços de Dom Adelar.

“Hoje, verdadeiramente, temos a graça de contemplar um milagre vivo. E nossa Arquidiocese só tem a agradecer a força e dedicação de Dom Adelar, que mesmo em meio ao tratamento, nunca deixou de sorrir, acolher e encontrar formas de permanecer em meio a comunidade.”

Anúncio

Dom Adelar, a partir de agora, se torna arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel. Ele permanecerá residindo em Cascavel, enquanto segue em recuperação.

“Que neste momento, possamos colocar aos pés de Jesus sua vida e seu ministério, que foi marcado por muita doação e amor. E que assim como Dom Adelar nos recordou uma vez, que nunca nos esqueçamos que Jesus sempre permanece, basta apenas que assim como ele, coloquemos nossa vida… nossa esperança, aos pés da cruz.”

Dom Adelar Baruffi foi empossado como Arcebispo Metropolitano de Cascavel, na manhã de domingo, 31 de outubro de 2021. Depois de um desmaio no dia 07/11 do mesmo ano o Arcebispo foi diagnosticado com um tumor cerebral. Dom Adelar passou por um cirurgia, e iniciou o tratamento contra o câncer fazendo radioterapia e posteriormente quimioterapia.

Ele chegou a encerrar o tratamento contra o câncer em fevereiro de 2023. O resultado era considerado positivo e acima do esperado pelos médicos. Dois meses depois, em 10 de abril de 2023, a Arquidiocese informou que após se submeter a exames e consultas de controle pela equipe médica de Curitiba, Dom Adelar foi orientado a retomar o tratamento quimioterápico contra o câncer. 

No dia 10 de maio, após realizar uma nova Ressonância Magnética do Crânio (Encéfalo), no qual apontou que o tratamento que vinha sendo realizado não apresentou os resultados esperados, Dom Adelar acolheu a sugestão da equipe médica e realizou uma nova cirurgia. 

Dom Adelar Baruffi, após vários dias de permanência em Curitiba retornou a Cascavel em 01 de junho de 2023, e desde então a Arquidiocese não mais informou sobre o tratamento.

 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de agradecimento ao prelado.

Anúncio

Nota de agradecimento a dom Adelar Baruffi

Estimado irmão no episcopado, dom Adelar Baruffi,

Após a acolhida da sua renúncia pelo Santo Padre, nós da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestamos nossa gratidão a Deus e, ao senhor, pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação como bispo da arquidiocese de Cascavel-PR.

Ao longo de seu pastoreio, soube confiar-se todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. Com toda a certeza, em seu ministério, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza.

Receba o nosso agradecimento por tanta entrega em favor do serviço a Deus e a seu povo. Com as palavras da antífona de entrada desta sexta semana do Tempo Comum, renovamos juntos nossa confiança Naquele que em tudo nos conduz: “Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais”.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading