Corbélia instaura comissão em busca do Passe Livre para o Pedágio da BR-369

O vereador Paulo Cardoso não tem esperanças que a praça do pedágio da BR-369 em Corbélia seja extinto, como é a expectativa da maioria dos moradores do município. A praça que divide o município entre área urbana e distritos deve passar por uma nova concessão em breve. Já prevendo um novo entrave de circulação para os moradores, Paulo solicitou a instituição de uma comissão na Câmara de Vereadores para tratar da garantia do direito ao “passe livre” no novo modelo de concessão dos pedágios.

O vereador justifica que está em andamento nas instancias federais e estaduais os trabalhos para regulamentação dos pedágios no Estado, e é oportuno a formação da comissão com o intuito de representar a população e tratar com os responsáveis a possibilidade de isenção da tarifa aos veículos registrados em Corbélia e que transitam entre a sede e os distritos.

A comissão que está sendo montada será composta por membros de classes representativas do município, como Associação Comercial de Corbélia. Paulo lembrou que na última tentativa de negociações com a VIAPAR, a justificativa utilizada pela concessionária foi a de que o passe livre deveria ter sido negociada quando houve a assinatura do contrato. O vereador afirmou que desta vez todo o processo será acompanhado de perto pela câmara para garantir todos os direitos dos moradores.

“Não houveram esses estudos, essa busca do benefício. O que houve foi esse desconto para os distritos. Mas para os moradores da sede não teve nada.”

Na última sexta-feira, 05, a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realizou na ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), a Audiência Pública: “O Encerramento dos atuais contratos de pedágio e a nova licitação para a concessão das rodovias paranaenses por mais 30 anos”. ⠀

Paulo do Raio X e Eli Stefanello estiveram presentes, representando a Câmara Municipal de Corbélia, e a finalidade foi de buscar apoio das autoridades para unir forças, com intuito de representar a população e tratar com os responsáveis a possibilidade da isenção da tarifa.

Os vereadores entregaram, aos Deputados Estaduais presentes, documentos referentes à proposta do Movimento Corbélia Tarifa Zero, proposta por Paulo.

Na audiência Pública estavam presentes deputados estaduais, autoridades de Cascavel, lideranças locais e interessados, para debater sobre o pedágio sem outorga onerosa, aumento da tarifa e instalação das praças.