O município de Corbélia recebeu nesta sexta-feira, 03 a primeira dose da vacina contra a dengue. É a primeira vez que Corbélia recebe as doses do imunizante. De acordo a Secretaria Municipal de Saúde o município recebeu 271 doses do imunizante, que passam a estar disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Corbélia a partir desta segunda-feira, 06.
Corbélia irá seguir a preconização feita pelo Ministério da Saúde conforme explica a Secretária Zaira Denize Fortunato de Almeida.
“A aplicação do imunizante é exclusiva para todas as crianças e adolescentes de 10 anos completos a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias). Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Serão duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.”
Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
A vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO