Imagem
ConexãoRevista.
102 Views 4 min 0 Comentário

Startup cria soluções acessíveis de inovação à pequena propriedade

- Agro
26 de setembro de 2023
Anúncio

A dificuldade é a mãe das grandes invenções e essa máxima se reafirma ao longo dos tempos. É o que comprova também a Daga Agrinavi, startup de Toledo que a partir de uma necessidade dos seus sócios cria soluções que facilitam a introdução de tecnologias inovadoras em pequenas propriedades rurais. Parceira do Espaço Impulso, da Coopavel/PTI e ExoHub, e incubada desde 2021 no Parque Tecnológico Itaipu, a Daga Agrinavi encontrou um mercado gigantesco para atuar.

Com os softwares e hardwares que a startup desenvolve, pequenos produtores rurais podem incorporar inovações em velhos tratores, colheitadeiras e outras máquinas, fazendo com que com o suporte das novas tecnologias melhore o desempenho na execução das mais diferentes tarefas. A sócia e fundadora Josiane Gonçalves sempre se encantou com os portfólios das grandes marcas de máquinas e implementos. “Tudo bonito, novinho e com tecnologias embarcadas fabulosas mas que, em função do preço, não cabem no meu nem no bolso de boa parte dos agricultores”, afirma ela.

E é justamente aqui que a Daga Agrinavi entra. Josiane e o sócio, Alisson Daga, que é engenheiro eletricista, começaram a procurar soluções viáveis para as dores desses produtores. Com o uso do celular, de telas de computador que os agricultores já têm e com o maquinário disponível eles passaram a levar a essas propriedades rurais recursos que melhoram o desempenho dos cultivos, combatem desperdícios e dão sobreviva a tratores e a outras máquinas comprados com muito sacrifício e que, diante da forte concorrência, corriam sério risco de virar sucata. “E os resultados têm sido fantásticos”, segundo Josiane.

Anúncio

Soluções

As inovações desenvolvidas pela Daga Agrinavi foram apresentadas na edição mais recente do Show Rural de Inverno, no estande da Coopavel, e os produtores ficaram encantados com o que viram. “Com poucos recursos eles têm à sua disposição ferramentas de potencialização de resultados, tanto em produtividade quanto em sustentabilidade”, ressalta Alisson. “Nossa proposta é atender o pequeno, aquele que luta com todas as forças para se manter ativo em um mercado gigantesco mas que exige muitos investimentos em função da busca por escala e por altas produtividades”.

As ferramentas desenvolvidas pela startup são GPSs agrícolas, monitores de plantio, piloto automático, entre outras. Um dos principais diferenciais, além do preço que custa uma fração da máquina nova com a tecnologia embarcada, é a versatilidade. A comunicação por bluetooth permite aplicar as novidades usando o próprio celular do agricultor com precisão, praticidade, agilidade e facilitando o seu trabalho.

Sobre a parceria com o Espaço Impulso, Josiane e Alisson afirmam que se sentem orgulhosos e honrados em poder participar de um ambiente dedicado a aproximar pessoas e a levar novas aplicações tecnológicas para o campo.

Durante a edição de inverno, realizada na segunda quinzena de agosto, a Daga Agrinavi conseguiu alcançar um grande número de visitantes e fechou negócios nos três dias de evento. “Estamos muito felizes com os resultados já alcançados e otimistas com as novas soluções, de baixo custo aos agricultores, que estão a caminho”, afirma Josiane.

Anúncio

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Comentários do Facebook
Anúncio
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.