Corbélia esteve representada em um importante evento acadêmico internacional realizado no dia 25 de outubro, em Setúbal, Portugal. A empresária e pesquisadora corbeliense Adriana Paula Rambo Trento, mestranda em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), participou da missão acadêmica internacional e apresentou um trabalho que destacou o potencial dos municípios de pequeno porte para atrair investimentos e fortalecer suas economias locais, utilizando Corbélia como referência.
Um dos principais destaques da apresentação foi o Selo “Produzido em Corbélia”, iniciativa que busca valorizar os produtos fabricados no município, reconhecer os empreendedores locais e fortalecer a identidade econômica da cidade.
A iniciativa também evidencia a integração entre a Associação Comercial e Industrial de Corbélia (ACICORB), a Prefeitura e a Universidade, aproximando o poder público, o setor empresarial e o meio acadêmico em torno de estratégias para fortalecer a economia local.
Mais do que identificar a origem dos produtos, o selo foi apresentado como uma ferramenta de desenvolvimento territorial, capaz de aproximar produtores, empresas e consumidores, incentivando a valorização do que é produzido no próprio município.
A apresentação abordou a importância de fortalecer a economia de dentro para fora, estimulando a circulação de recursos no território, o consumo de produtos locais, a geração de empregos e o fortalecimento dos negócios existentes. A experiência de Corbélia demonstrou como municípios de pequeno porte podem desenvolver estratégias próprias para transformar suas potencialidades em oportunidades econômicas.
A participação integrou a missão acadêmica internacional do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNIOESTE junto ao Instituto Politécnico de Setúbal.
Ao todo, nove discentes e dois docentes participaram das atividades, que incluíram apresentações de pesquisas científicas, reuniões técnicas, visitas à incubadora de empresas da instituição e intercâmbio com pesquisadores, professores e estudantes portugueses.
Além da troca de conhecimentos, a missão abriu perspectivas para o fortalecimento da cooperação internacional entre as duas instituições, incluindo possibilidades de coorientação de estudantes, realização de estágios de pós-doutorado, participação de docentes em eventos científicos e desenvolvimento de futuras ações conjuntas de ensino, pesquisa e inovação.
A apresentação do Selo “Produzido em Corbélia” em Portugal levou uma iniciativa desenvolvida no município para o debate acadêmico internacional, evidenciando que a valorização dos produtores, empresários e produtos locais também é uma estratégia de desenvolvimento econômico.
A participação de Adriana reforça a presença de Corbélia em espaços de produção e compartilhamento de conhecimento, levando ao cenário internacional uma experiência que nasce da realidade e das potencialidades do município.




COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO