Programa “A União Faz a Vida” do Sicredi gera impacto social quatro vezes maior do que valor investido

Resultado da iniciativa permanece na mesma intensidade por até sete anos na vida dos participantes e aumenta a frequência escolar

Com o objetivo de apresentar à comunidade os resultados do Programa A União Faz a Vida, a Fundação Sicredi divulgou estudo sobre o impacto social do programa “ A União Faz a Vida”. O trabalho buscou, por meio de metodologia científica, identificar o Retorno Social do Investimento (SROI) da iniciativa realizada há mais de 25 anos com crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas de diversas regiões do Brasil.

Na área de atuação da Sicredi Nossa Terra, as secretarias de educação, colégio e instituições socioeducativas aplicam a metodologia do programa e também participaram da medição de impacto. Entre os parceiros estão os municípios paranaenses de Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste e Corbélia, e também a instituição de ensino Colégio Ellos.

Como principais resultados, o estudo revelou que os impactos do Programa permanecem na mesma intensidade na vida dos participantes por um período de cinco a sete anos, e que correspondem a quatro vezes o investimento realizado.

A metodologia SROI, aplicada no desenvolvimento do estudo, permite que os impactos sociais sejam monetizados, isto é, atribuem-se valores em reais (R$) aos impactos mensurados na pesquisa. Com isso, tendo como base o ano de 2019, o estudo estima que o valor social gerado pelo Programa é de cerca de R$ 465 milhões, sendo 88,5% deste valor correspondente às transformações percebidas nos alunos participantes, e 11,5% do valor composto pelas mudanças percebidas nos professores. Outra importante conclusão foi que seis em cada dez alunos aumentaram seu interesse pela escola e suas atividades. 

Ao apresentar o estudo de impacto, a Sicredi Nossa Terra também firmou os contratos com os parceiros para os próximos dois anos. “Reafirmamos o nosso compromisso com a educação, estamos muito orgulhosos dos resultados apresentados na Medição de Impacto, queremos mostrar a todos o quanto o Programa A União Faz a Vida pode ser profundo e transformador, afinal nossa aspiração é construir juntos uma sociedade mais próspera”, ressalta a presidente Maura Carrara ao firmar os contratos com os parceiros.

Mais informações sobre o relatório do Retorno Social do Investimento – SROI estão disponíveis em: https://auniaofazavida.com.br/impacto/estudo/

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel dZe donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Fonte original em: Assessoria de Imprensa Sicredi – Programa União Faz a Vida