Laboratório Central de Cascavel recebe equipamentos para testagem de Covid-19

Nesta quarta-feira (29), o Laboratório Central de Cascavel recebeu dois equipamentos para realização de testes PCR (detecção direta do vírus em secreção respiratória) para testagens de Covid-19.

Os equipamentos são: um termociclador e um extrator de DNA, com fabricação na Coréia do Sul, para a realização dos exames, dispensando a necessidade de encaminhamento das amostras dos pacientes para testagem no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba.

As máquinas foram adquiridas, por meio de processo licitatório em forma de comodato, através da empresa Capricorn Technologies de Curitiba, vencedora do certame, e que há mais de 20 anos está no mercado de equipamentos para análises clínicas.

 De acordo com a coordenadora técnica do Laboratório Central de Cascavel, Farmacêutica-Bioquímica, Nely Norder Tschurtschenthaler, serão possíveis realizar três mil testes com os equipamentos ao longo dos próximos meses.

 O investimento realizado pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Saúd,  somam R$ 615.000,00.

O PCR, realizado pelo termociclador, é um exame que pesquisa o material genético do agente etiológico que causa a Covid-19, além de outras doenças provocadas por vírus. A secreção nasofaringe é coletada do paciente e colocada em microtubos e encaminhados ao Laboratório Central do Município.

Os microtubos são inseridos na máquina (termociclador), onde passam por um tratamento químico para posterior análise da extração do DNA do vírus. Com o auxílio de um amplificador, as amostras de exames dos pacientes são processadas automaticamente para detecção ou não do vírus da Covid-19.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é tornar o diagnóstico mais rápido aos pacientes, que venham procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou que, por orientação médica do Call Center, solicita a testagem para o novo coronavírus.

“Com os equipamentos, nós teremos condições de analisar 30 amostras de exames de pacientes por dia, agilizando os resultados positivos ou não para a Covid-19”, ressaltou Nely.

24 horas

Atualmente, as amostras coletadas dos pacientes são enviadas ao Laboratório Central do Estado, em Curitiba, e estima-se de dois a três dias para o resultado final. Com os equipamentos de análises adquiridos pela Secretaria de Saúde de Cascavel, em 24 horas os pacientes terão os resultados da testagem.

“Quanto mais precocemente temos o resultado dos exames dos pacientes, mais as ações clínicas serão eficazes e implementadas para salvar o maior número de vidas”,  destacou a coordenadora técnica do Laboratório Central de Cascavel.

O Laboratório Central não irá trabalhar com testagem de demanda espontânea. Os exames serão demandados de pacientes sintomáticos respiratórios, que estão nas UPAs; da solicitação feita por médicos do Call Center, além  do Hospital de Campanha.

Fonte: Prefeitura de Cascavel

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: