362 views 3 min 0 Comment

Hussein Bakri e empresários do Vale do Iguaçu voltam a pedir recuperação da BR-476

- 6 de maio de 2024
Anúncio

O Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri (PSD), reuniu lideranças empresariais e políticas do Sul do Paraná nesta sexta-feira (03) para discutir a recuperação da BR-476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul. Na conversa, o deputado revelou que o governador Ratinho Junior (PSD) já manifestou à União o interesse de assumir esse trecho, para que o Estado possa recuperá-lo e assim atender a uma demanda histórica da região.

“A via está num estado lastimável, cheia de buracos e esfarelando em vários trechos em que praticamente já não existe mais asfalto. Essa situação apresenta um alto risco aos motoristas, que, muitas vezes, precisam desviar para a pista contrária, podendo provocar acidentes graves. Infelizmente, essa situação caótica e quase que intransitável se arrasta há vários anos, colocando vidas em risco e prejudicando a economia regional”, desabafou Hussein Bakri.

Como a rodovia ficou de fora do novo pedágio, o parlamentar explicou que a intervenção completa – não apenas medidas emergenciais e tapa-buracos – está prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, mas sem previsão do volume de recursos nem de prazo para execução. Existe também uma promessa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de lançar um edital para recuperação da via até julho, para que as obras possam começar no segundo semestre deste ano.

Anúncio

No entanto, como ainda não há nada definido nesse sentido, Bakri levou o clamor da região ao governador, que tem o desejo de restaurar a BR-476 com recursos estaduais, inclusive com a possibilidade que isso seja feito em concreto, a exemplo da PRC-280 entre Palmas e General Carneiro, o que garantiria economia na manutenção e maior vida útil do pavimento.

“Mas isso depende da concordância da União, que teria de repassar ao Estado do Paraná esse trecho. Nas próximas semanas, há reuniões marcadas em Brasília para discutir o assunto. O nosso objetivo é um só: que a rodovia seja recuperada. Estamos falando em geração de emprego e renda, melhoria na mobilidade e no escoamento de produtos, diminuição do tempo de viagem e atração de novos investimentos. Todo o Vale do Iguaçu será beneficiado”, afirmou Bakri.

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading