Encontro sobre conservação de solos e água reúne quase 100 agricultores em Anahy

O número de agricultores assistindo as palestras durante toda a manhã desta quinta-feira, 9, no II Encontro Microrregional de Conservação de solos e água, surpreendeu, foram cerca de 100 trabalhadores da área rural que aprenderam um pouco mais sobre o cultivo, manejo, fungicidas e inseticidas.

Os benefícios da utilização do consórcio milho-braquiária como estratégia de manejo para o aumento da produtividade da soja foram apresentados pelo professor Deonir Secco da Unioeste. Segundo ele o sistema de consórcio milho-braquiária contribui para o aumento da produtividade da soja, possibilitando maior rendimento da cultura em comparação a soja cultivada após milho solteiro.

Deonir mostrou aos agricultores que o rendimento de grãos da soja cultivada após o consórcio milho-braquiária é superior em até 11,8% à soja cultivada após milho solteiro. “A receita obtida por hectare no sistema de milho consorciado com braquiária é em média 7% superior a receita obtida no milho solteiro, com uma renda líquida de aproximadamente 47% superior no sistema de consórcio.”

A última palestra foi da Engenheira Agrônoma Ricielly Rosseto, que falou sobre a redução na utilização de fungicidas e inseticidas. A profissional trouxe aos agricultores um estudo de caso realizado pela própria IDR-PR.

O Gerente Regional do agora IDR-Paraná, antiga EMATER José Lindomir Pezenti afirmou que seminários como esses são importantíssimos para levar informações aos pequenos produtos de regiões como Anahy movida pela agricultura familiar.

“São os profissionais do IDR-Paraná que levam aos produtores as melhorias e inovações tecnológicas, informações sobre gestão da propriedade e práticas de manejo das criações, contribuindo para aumentar a qualidade dos alimentos produzidos no meio rural.”

O IDR-PR tem como missão prestar serviço integrado de pesquisa e experimentação agrícola, de assistência técnica e extensão rural, de fomento no meio rural e de expansão da base de agroecologia para a produção de alimentos de alta qualidade de forma ágil e eficiente.

O II Encontro Microrregional de Conservação de Solos e Água foi promovido pelo IDR Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) em Parceria com Prefeitura Municipal de Anahy e o Departamento de Agricultura, Unioeste e COAGRU.

Conteúdo Protegido