Imagem
36 views 3 min 0 Comment

Criança de sete anos diagnosticada com meningite viral em Corbélia recebe alta

- 22 de agosto de 2019
Anúncio

A criança de sete anos diagnosticada com meningite viral em Corbélia, já recebeu alta médica. O diagnóstico foi feito na última quinta-feira (15).

A menina foi levada para o pediatra no Hospital São Lucas de Cascavel, com dores de cabeça. Na unidade, foram feitos exames que constataram a meningite.

A criança de sete anos é aluna do 2º ano da escola 1º de Maio. De acordo com a Secretaria de Saúde de Corbélia, com a enfermeira Daiane Palharini, não será necessário a higienização da unidade escolar por não oferecer riscos.

Anúncio

Em nota, o Setor de Vigilância em Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia esclareceu a transmissão viral e os grupos de risco.

Confira a nota na íntegra:

As meningites virais têm distribuição universal, ou seja, todas as crianças são suscetíveis, de acordo com o sistema imunológico de cada um. Podem ocorrer casos isolados e surtos. A frequência de casos se eleva nos meses do outono e da primavera.

A transmissão do vírus pode ser por via fecal-oral ou por via respiratória, dependendo o tipo do vírus. O Período de Transmissibilidade se dá por meio da eliminação nas fezes por diversas semanas e pelas vias aéreas superiores por períodos que variam de 10 a 15 dias. As crianças constituem o grupo mais vulnerável às infecções causadas pelos enterovírus. Os sintomas mais frequentes são: febre, mal-estar geral, náusea e dor abdominal na fase inicial do quadro, seguidas, após cerca de 1 a 2 dias, de sinais de irritação meníngea, com rigidez de nuca geralmente acompanhada de vômitos. Em geral, nos casos de meningite viral não há complicações, a não ser que o indivíduo seja portador de alguma imunodeficiência.

As medidas de PREVENÇÃO MAIS IMPORTANTES são as mesmas de qualquer outra infecção viral, dentre as quais, destacam-se:
• Manter o ambiente bem arejado com circulação de ar;
• NÃO compartilhar copos, garrafas de água e talheres entre as crianças;
• INSTITUIR ROTINA DE LAVAGEM DAS MÃOS após usar o banheiro e antes das refeições.
• Incentivar boa alimentação e prática de esportes das crianças, visando o fortalecimento do sistema imunológico de todas as crianças;
• Manter todas as vacinas em dia.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia, se coloca à disposição para eventuais dúvidas, pelos telefones: 3242-2954 ou 3242-3243.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading