Imagem
32 views 15 min 0 Comment

Corbélia: Final de semana é marcado pelos Jogos Escolares do Paraná

- 3 de junho de 2019
Anúncio

Com a participação de 17 dos 18 municípios que integram o Núcleo Regional de Educação de Cascavel Corbélia, abriu na noite da sexta-feira, 31, no Ginásio Senador José Richa, a fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná.

Um momento comemorado por toda administração municipal. O prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw comemorou a conquista da realização dos jogos no município e viu como uma oportunidade de prevenção na saúde dos jovens. “O incentivo ao esporte e o investimento que a gente faz, estamos retirando esse benefício na saúde posteriormente, afastando o jovem da droga, e das áreas ruins que ele pode entrar. E assim incentivamos a saúde e o desenvolvimento da nossa cidade” comenta.

O secretário de Esportes Cezar Gonçalves relembrou como foram os trabalhos para conseguir angariar a fase dos jogos para o município. “Desde o ano passado nós tínhamos planejado trazer a fase regional ou a macro regional. E em conversa com o prefeito, apesar das dificuldades, nós optamos por trazer o maior deles que é a fase regional.”

Anúncio

Para a recepção dos atletas o município se organizou e preparou as escolas para alojar os alunos. “Algumas delegações estarão indo e voltando. A equipe de arbitragem nós conseguimos alojar aqui no município. Nós conseguimos comportar todas as delegações aqui nas escolas estaduais e municipais”, explicou o Secretário.

A noite foi marcada pela presença não só de autoridade locais e regionais, mas também do Deputado Estadual Marcel Micheletto. Para ele o esporte é investimento. “O esporte não é despesa, é investimento, é necessário, é importante, é saúde público. A gente se encontra nesse meio também. Fiz muito nessa área e acho que a gente aprende bastante trabalhando e ouvindo as pessoas da área esportiva para que possamos melhorar o dia a dia, e a qualidade de vida das pessoas” finaliza.

Quem compareceu ao principal palco esportivo pode assistir um show de fogos indoor, uma atração artística da Invernada Mirim do CTG Recordando os Pagos e ainda as presenças inusitadas de um cão e de uma pomba, que dividiram a atenção e ainda receberam os cuidados de autoridades, que prestigiaram em grande número.

Duas promessas do esporte local, os estudantes Isaque Oliveira Ribeiro, do atletismo, no acendimento da pira olímpica e Camila Mirielly dos Santos, no juramento do atleta, também proporcionaram dois dos momentos mais importantes da noite após o discurso das autoridades.

Profissional da área e êx-atleta, Luciana Paulista da Silva, que assumiu a chefia do Núcleo Regional de Educação de Cascavel neste ano, disse que que a ideia dos Jogos Escolares é promover a integração das escolas, a valorização dos professores e principalmente contribuir na formação do caráter das pessoas.

“O esporte tem essa importância na formação do cidadão e esse Governo tem a preocupação na ampliação dos projetos esportivos e acredito que o esporte paranaense tem muito a crescer com isso”, destacou Luciana.††

Confira o resumo dos Jogos realizados no final de semana

Handebol Masculino

A primeira rodada do handebol masculino da categoria 15 a 17 anos, da fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná, na manhã deste sábado, 01, no Ginásio Senador José Richa, em Corbélia, colocou a equipe CE Presidente Costa e Silva, de Cascavel, em vantagem na corrida pelo título que será disputado por apenas três escolas. 

Donos da casa conquistam vaga na decisão do masculino

O terceiro dia de competições da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná neste domingo, 02, em Corbélia, colocou os donos da casa na decisão do handebol masculino da categoria 15/17 anos com o Colégio Estadual Amâncio Moro.

O time comandado pelo professor Matheus Casanova superou a equipe do CE Desembargador Antônio Franco Ferreira da Costa, de Guaraniaçu, por 21 a 15. Mas não foi um confronto fácil. No primeiro tempo, os corbelienses terminaram em desvantagem de dois gols (5/7), mas depois, apoiados pela torcida, reagiram no segundo tempo para construir boa vantagem, administrar o placar, vencer o confronto e comemorar a chance de conquistar uma medalha de ouro para casa.

O handebol é uma das modalidades mais tradicionais em Corbélia. O CE Amâncio Moro terminou em quarto lugar na fase final de 2018, mas neste ano precisou passar por uma renovação já que alguns jogadores estouraram o limite de idade. Ainda assim, o objetivo é fazer um bom papel em casa.

“Tivemos algumas baixas importantes no grupo e sabemos que teremos pela frente um adversário qualificado na corrida pelo título. Esperamos contar com apoio e o incentivo da nossa torcida para fazer um bom jogo”, ressaltou o professor.

Nesta segunda-feira, a equipe encara o CE Presidente Costa e Silva, de Cascavel, que no sábado superou a escola de Guaraniaçu. O confronto está marcado para as 10h50, no Ginásio Senador José Richa.

Tênis de Mesa

Referência no trabalho de base na modalidade de tênis de mesa, Cascavel colocou suas escolas no topo de pódio da competição em duplas pela fase regional dos Jogos Escolares do Paraná, neste sábado, em Corbélia. A competição conta a participação de quase 70 atletas e os campeões e vice-campeões também asseguram vagas na Fase Marcrorregional que será disputada de 25 a 30 de junho, em Cafelândia.

Escolas de Cascavel faturam todos os ouros no individual

Após o ótimo desempenho nas disputas das duplas, as escolas de Cascavel, cidade sede do Núcleo Regional de Educação, asseguraram neste domingo, 02, todas as medalhas de ouro do tênis de mesa da categoria individual da fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná, na cidade de Corbélia. A modalidade é a primeira a apontar todos os classificados.

O destaque, como já era previsto ficou para Bárbara Vitoria Jorente Marroque, líder do ranking estadual juvenil. A estudante do Colégio Santa Maria foi ouro na categoria 15/17 anos, mesma classificação do colega de escola Eduardo Gomes Oliveira Gruchoski, líder do ranking estadual infantil, na categoria 12/14 anos. Nesta mesma categoria, Luigi Bobko Bilibio, do Colégio Sagrada Família, de Cascavel, terminou como vice-campeão e também levou vaga.

Os demais ouros para a cidade vieram com Lucas Kambetunava Rosa, na categoria 15/17 anos e Laura Maria Zantut, da categoria 12/14 anos, ambos estudantes do CE Padre Carmelo Perrone. Suelen De Souza Karvati, da mesma escola, também ficou vice-campeã na categoria e garantiu vaga.

As demais vagas para a fase macrorregional que vai acontecer de 25 a 30 de junho, em Cafelândia, foram conquistadas pelos mesatenistas Gabriel De Moura Setti, do CE Paulo VI, de Boa Vista da Aparecida e Jaqueline Maria Ribeiro, do CE Des. Antônio F. F. da Costa, de Guaraniaçu, vice-campeões na categoria 15/17 anos.

Xadrez

As 16 vagas para os enxadristas das categorias relâmpago e rápido que vão representar o Núcleo Regional de Educação de Cascavel na Fase Macrorregional dos 66º Jogos Escolares do Paraná, de 25 a 30 de junho, em Cafelândia, já foram definidas neste sábado, 01, em Corbélia, cidade que está sediando a Fase Regional.A competição conta com a participação de 100 atletas de 12 escolas.

Com disputas no Salão Paroquial da Igreja Luterana, a modalidade premiou seus primeiros campões e mais uma vez as escolas de Cascavel se deram bem ao vencer na categoria relâmpago masculino e feminino 12/14 anos com Kleber Lucas Ribeiro, do CEEP Pedro Boaretto e com Agatha Franck Moreira, do CE Presidente Costa e Silva na categoria 15/17 anos com Felipe H. Carvalho, do Colégio Fag. Boa Vista da Aparecida levou na categoria 15/17 com Poliana Albuquerque, do CE Paulo VI.

No xadrez rápido, as classificações se repetiram com apenas alguns nomes alterados. No masculino, Cascavel venceu na categoria 15/17 anos com Gabriel Santos de Souza, do CEEP Pedro Boareto e com Gabriel Lemes Silverio, do Colégio Elite, na categoria 12/14 anos. Agatha Franck B. Moreira, conquistou mais um ouro na categoria 12/14 anos, assim como Poliana Albuquerque, do CE Paulo VI, de Boa Vista da Aparecida na dobradinha com a colega de escola Leticia Marque De Oliveira, na categoria 15/17 anos

Futsal Masculino

Após um empate em 3 a 3 na estreia na sexta-feira, contra o CE Paulo VI, de Boa Vista da Aparecida, o futsal masculino da categoria 15/17 anos do CE Amâncio Moro, de Corbélia, cidade que recebe a fase regional dos 66º Jogos Escolares do Paraná, aplicou uma goleada neste domingo, 02, para praticamente encaminhar a classificação a próxima fase que será definida nesta segunda-feira,03.

Enfrentando o CE Sagrada Família, de Ibema, o show do time da casa, que tem no comando o professor Matheus Casanova, começou com Rodrigo que assinalou três vezes na primeira etapa, enquanto que João Pedro e Breno descontaram para os adversários para definir o placar do 1º tempo.

No segundo tempo, jogando mais solto e empurrado pela boa torcida no Ginásio Senador José Richa, a equipe teve tranquilidade para voltar a marcar com Rafael e depois mais uma vez com Rodrigo, o quarto dele. Mas a pressão não parou por aí. Clécius anotou duas vezes para fazer 7 a 2 e depois, Igor e Vinicius se incumbiram dar números finais ao confronto com 9 a 2.

Com esse resultado, os representantes da casa deram um passo importante em busca de uma vaga na próxima fase. Nesta segunda-feira, eles voltam a quadra as 18 horas para enfrentar o CE Carlos A. Camargo, de Capitão Leônidas Marques. Os adversários por sua vez, enfrentam o CE Paulo VI, de Boa Vista da Aparecida, as 11 horas, no Ginásio Olívio Durigon, no Distrito da Penha. Na estreia, a equipe também foi superada em 8 a 1 pelo CE Carlos A. Camargo.

FEMININO FICA NO EMPATE

O CE Olavo Bilac, representante da casa na categoria 15/17 anos feminina empatou neste domingo em 2 a 2 diante do CE Princesa Izabel, de Três Barras do Paraná.

Yara Souza abriu o marcador para a casa, mas depois a equipe possibilitou a virada adversária que veio nos gols de Jenifer e Maria Inês. A mesma Yara se incumbiu de empatar para dar números finais ao confronto.

Com este resultado, o mesmo que havia conquistado na estreia diante do CE Dr. João F Neves, de Catanduvas, as meninas da casa voltam a quadra nesta segunda-feira, as 17 horas, precisando de uma vitória contra o CE Wilson Jofre de Cascavel, para avançar a segunda-fase.

O CE Princesa Izabel pode até classificar com um empate diante do CE Dr. João F Neves, já que venceu por 5 a 0 a partida de estreia diante do CE Lindoeste.

Fonte: Jogos Escolares do Paraná

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.
ConexãoRevista.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading