ConexãoRevista.
45 Views 5 min 0 Comentário

Brigadista comunitário de Corbélia conclui formação de socorrista

- Sem categoria
9 de agosto de 2023
Anúncio

O Brigadista do Posto de Brigada Comunitária de Corbélia Vinícius Henrique, é o mais novo socorrista da equipe. Na manhã da última sexta-feira, 04, a formatura marcou o encerramento do curso de formação que durou dois meses e teve 465 horas-aula. No total foram 35 alunos no Curso de Socorristas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

O evento que ocorreu no Centro Cultural Gilberto Mayer em Cascavel, contou com a Presença da Secretária de Gabinete Luana Paes, e Secretário Municipal de Saúde Paulo do Raio-x, e do coordenador do PBC Cabo Paulo Favin.

O Curso de Socorrista tem por finalidade preparar o Bombeiro Militar, dotando-o dos conhecimentos profissionais necessários para o exercício de suas atribuições como Socorrista. O profissional atua sob supervisão médica, direta ou à distância, fazendo uso de materiais e equipamentos especializados. Sua capacitação ocorre em parceria com os profissionais da área de saúde, visando o reconhecimento para atuação no serviço de atendimento pré-hospitalar. O curso contou com as disciplinas mínimas necessárias para o curso como imobilizações por exemplo, e também palestras para atendimento a suicidas e salvamento veicular.

Anúncio

Além das Praças do Corpo de Bombeiros, se formaram 4 brigadistas comunitários e 2 Policiais Rodoviários Federais. Os brigadistas eram de Corbélia, Assis Chateaubriand, Realeza e Pinhão.

O coordenador do PBC Cabo Paulo Favin conta que o objetivo do curso de socorrista do SIATE é atender vitimas de trauma causados pelos mais diversos tipos, acidentes de transito, trabalho etc. “Com intuito de evitar o agravamento de possíveis lesões que comprometam a vida vitima após acidente. Os estágios foram realizados em Cascavel e Foz do Iguaçu, com intuito de pegar ocorrências das mais variadas naturezas, no total foram 96 horas de estágio na ambulância.”

O coordenador explicou ainda que foram diversas matérias dos mais diversos temas. “Desobstrução de vias aéreas, reanimação cardiorrespiratória, trauma músculo esquelético, afogamentos, traumas específicos, assistência ao parto, atendimento inicial e sinais vitais entre outros diversos e no fim do curso tivemos um simulado de uma ocorrência, para testarmos os conhecimentos adquiridos.”

A Chefe de Gabinete parabenizou o brigadista e lembrou da importância na formação para atendimento a vítimas de acidentes em Corbélia e região. “Hoje nosso BPC atende vítimas de acidentes graves, principalmente na rodovia, e essa formação se torna extremamente necessária para o salvamento de vítimas. Parabéns Vinícius por ter essa iniciativa de participar da formação, ele vai salvar muitas vidas. E nós só temos a agradecer a sua dedicação em serviço.”

SIATE – O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência é um serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná, em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, e tem como missão primordial prestar Atendimento Pré-Hospitalar às vítimas de acidentes ocorridos em vias e logradouros públicos, ou em ambientes profissionais e domiciliares. O atendimento do SIATE é voltado para casos de trauma, tais como acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo ou arma branca, queimaduras, soterramentos, acidentes de trabalho, ou ainda problemas clínicos com risco iminente de morte. Destinado à especialização em nível operacional, de Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros, o Decreto Estadual nº 4.832, de 04 de outubro de 2001, institui no Corpo de Bombeiros do Paraná o Curso de Socorrista.

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Anúncio
Comentários do Facebook
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading