183 views 4 min 0 Comment

Agricultores do Nordeste vão percorrer 8,4 mil quilômetros para visitar o Show Rural

- 10 de janeiro de 2024

A busca pelo conhecimento não encontra barreiras nem limites quando há vontade e propósito. É isso o que mostra um grupo de 108 produtores rurais, de sete estados do Nordeste, que percorrerão 8,4 mil quilômetros (ida e volta) em 13 dias para conhecer as novidades do Show Rural Coopavel 2024, agendado para o período de 5 a 9 de fevereiro em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Há 24 anos a intercooperação entre cooperativas do Nordeste com a Coopavel, organizadora do Show Rural, traz impulso significativo a estados dessa região brasileira. “Essa é a mais longeva parceria de cooperativas do País. Somos muito gratos à Coopavel e aos seus diretores por essa oportunidade”, diz o presidente da Carpil (Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios), de Alagoas, Luciano Monteiro. “O Show Rural e a Coopavel se sentem honrados em contribuir com avanços que melhoram a vida de tantas pessoas”, ressalta o presidente Dilvo Grolli.

A caravana seguirá em direção a Cascavel no dia 31 de janeiro. Serão quatro dias de viagem para chegar ao parque tecnológico onde o evento acontece. A intenção dos líderes é que os produtores participem no dia 4 de fevereiro, às 11h, da missa de abertura do Show Rural, que terá 600 expositores e espera mais de 300 mil visitantes em cinco dias.

Anúncio

Serão 108 participantes representando cooperativas e líderes que fazem parte dos polos e rotas de fruticultura e produção dos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraiba, Ceará e Rio Grande do Norte.

“Estamos muito animados em voltar ao Show Rural, que reúne as principais novidades em maquinários, implementos e defensivos, além de produtos da agroindústria e da agricultura familiar”, destaca Luciano.

O início

Luciano Monteiro e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, são os personagens centrais da parceria iniciada há 24 anos. Nesses anos todos, cerca de mil produtores, filhos de agricultores, técnicos e autoridades estiveram em Cascavel para conhecer o Show Rural.

A Carpil virou referência no semiárido e as vagas nas caravanas são cada vez mais disputadas. Os números de produtividade nesses anos todos, melhoraram muito nos estados nordestinos.

De importadora, a Carpil passou a exportadora de conhecimentos e seu presidente viaja o mundo relatando a experiência. De tão empolgante e bem-sucedida, a parceria estimulou o Ministério da Agricultura a lançar um projeto de intercooperação nacional.

Outros aprendizados

Durante a viagem, os agropecuaristas terão a chance de visitar entidades, cooperativas e assentamentos que desenvolvem projetos inovadores na agricultura familiar, incluindo empresas de assistência técnica, bem como o circuito das frutas paulista. Também vamos conhecer produções orgânicas que poderão servir de modelo para o desenvolvimento sustentável de nossas propriedades, afirma o presidente da Carpil.

“Para o pequeno, o médio e o também o grande produtor, a melhor alternativa é o cooperativismo devido a tudo o que oferece e representa. “É preciso levar isso para as escolas e envolver os jovens”, pontua Luciano Monteiro.

A Carpil

A cooperativa alagoana, com sede em Palmeira dos Índios, foi fundada em 1979 e está presente em 102 municípios. São mais de quatro mil agricultores familiares quilombolas, mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais cooperados.

Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.

Anúncio
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading