![](https://conexaorevista.com.br/wp-content/uploads/2023/08/4a-Conferencia-de-Seguranca-Alimentar-e-Nutricional-reune-especialista-para-discutir-o-tema-Comida-de-verdade-democracia-e-equidade-erradicar-a-fome-e-garantir-direitos.jpg)
Nesta quarta-feira, dia 02, às 13h30min, a Prefeitura de Corbélia realizará a 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, um evento de grande relevância para a cidade. A conferência é um chamado do CONSEA estadual (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional), vinculado à SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento), para a discussão de política públicas voltadas a uma alimentação de qualidade.
A Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação e membro do CONSEA Municipal, Priscila Tebaldi Bandiera explica que tema central da conferência deste ano é “Comida de verdade, democracia e equidade: erradicar a fome e garantir direitos”.
“Para proferir a palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional, foi convidada a renomada especialista Rosilene Zanetti Surdi. Ela possui uma vasta formação, sendo Tecnóloga em Alimentos pela UTFPR/CEFET e Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIOESTE. Além disso, atua há mais de 10 anos como consultora do SEBRAE, tendo realizado trabalhos e vivências para o desenvolvimento da agricultura familiar em diversos municípios da região Oeste do Paraná, incluindo o Sudoeste” afirma.
De acordo com a Médica Veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Vanessa Ficagna o tema é um assunto de extrema importância, especialmente em uma região onde a economia está fortemente ligada à produção agropecuária. “A agricultura familiar desempenha um papel fundamental no abastecimento alimentar da cidade e de regiões vizinhas. Por isso, a discussão sobre segurança alimentar e nutricional se torna essencial para garantir o acesso de todos a alimentos saudáveis e de qualidade”, ressalta Vanessa.
A participação da população dos diferentes segmentos da sociedade é de extrema importância durante a conferência como conta Priscila. “Serão discutidos os rumos da cidade na luta pelo direito à alimentação adequada e à produção de alimentos. O controle social acontece através da construção de propostas nas conferências, o que torna a presença de todos essencial para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas e inclusivas”.
Desde 2016, Corbélia faz parte do SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), um sistema integrado de políticas públicas que visa garantir o direito humano à alimentação adequada. A participação no SISAN possibilita à cidade acesso a políticas públicas do governo estadual e federal, que são fundamentais para o desenvolvimento da produção agropecuária local.
A Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional é uma oportunidade única para debater questões cruciais relacionadas à segurança alimentar e nutricional de Corbélia. “A participação ativa dos cidadãos e representantes da sociedade civil será fundamental para construir um futuro mais justo e equitativo, erradicando a fome e garantindo o acesso de todos a uma alimentação saudável e de qualidade” finaliza Priscila.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO