Zoológico de Cascavel tem novo morador

O Zoológico de Cascavel tem um novo morador. É o Kovu, um filhote de gato-do-mato pequeno (Leopardus tigrinus nome científico).

Ele se soma aos  396 animais de 76 espécies existentes no parque.

Kovu chegou dia 29 de setembro do ano passado na Unifil, de Londrina, resgatado pelo IAT(Instituto Água e Terra) onde recebeu todo atendimento médico veterinário necessário e depois foi trazido pelo IAT  para Cascavel. Kovu foi encontrado sozinho em um canavial, no Município de Florestópolis, durante a colheita.

O gato- do-mato, está no setor extra do zoológico de Cascavel, onde  cumprirá uma quarentena, uma vez que passará por uma bateria de exames que será feita pelos médicos veterinários e biólogos do parque. “Após cumprir esta quarentena,  e de posse dos resultados dos exames de saúde, Kovu vai para um recinto onde receberá dieta balanceada. Não é possível sua reintrodução na vida livre, devido ao contato que teve com os seres humanos. Ele não tem medo das pessoas e torna-se um alvo fácil para aqueles que não vão respeitá-lo no seu ambiente natural. Porém, dentro do zoo, há qualidade de vida, várias ações são realizadas para minimizar o stresse, do filhote”, explicou Rodrigo Neca Ribeiro, veterinário do Zoológico.

No Zoo de Cascavel há ainda outros filhotes que foram trazidos para o espaço, depois de serem encontrados sozinhos. São dois filhotes de macaco pregos, chegados ano passado, um  filhote gato maracajá,  aves, um tamanduá e dois filhotes de cachorros do mato . Estes animais,  serão reintroduzidos muito em breve na natureza.

texto/Rosângela Servilheire
fotos/ Divulgação Sema

Fonte: Assessoria Cascavel