Vereador pede imediata exoneração da secretária de Saúde de Corbélia

O Vereador Claudino Dias de Lara – MDB pediu a exoneração imediata da Secretária de Saúde de Corbélia Cleide dos Santos Messias. O pedido foi feito em tribuna na 29ª Sessão Ordinária da Câmara realizada na noite de ontem, 13.

Claudino se dirigiu diretamente ao Prefeito de Corbélia Dr. Giovani Miguel, PMDB, e Vice: Dangelles Decki, PP, e lembrou que ambos estão cientes da real situação em que se encontra a saúde do município e que semanalmente realiza visitas nas secretarias e com frequência as Unidades Básicas de Saúde do Município.

“Há vários meses, para não dizer anos, a saúde de Corbélia está deixando a desejar ao povo que necessita deste atendimento.”

De acordo com o vereador ele tem recebido reclamações de servidores municipais quanto ao tratamento recebido pela Secretária de Saúde e que frequentemente também são discutidas as atitudes da Secretária durante as sessões.

É comum ouvir não só aqui mas dos próprios funcionários sobre o abuso de autoridade no que se refere ao tratamento para com esses funcionários da saúde, adoecendo devido a forma como são tratados pela Dona Cleide. Esta senhora trata com arrogância e pouco caso todas pessoas que a procuram, para alguns chega dizer que seu cargo está à disposição. Dando uma conotação que não há ninguém que seja capaz de substituí-la. “

Segundo o vereador a Secretária admite que transfere e escolhe médicos, funcionários de acordo com suas visões e interesses e propõe uma urgente mudança.

A secretaria da saúde nos dá uma impressão de que é uma instituição independente que nada está subordinada ao executivo municipal, e isso se constata pelas atitudes da secretária que demite, transfere e escolhe médicos, funcionários… de acordo com suas visões e interesses.

O vereador faz o pedido de melhorias. “E proponho que continuamos fiscalizando esta secretaria para que haja mudança urgente. Melhorias no setor da saúde, pois as reclamações são grandes de nossa população. Eu não quero ser cúmplice de não ter alertado para esta questão.”

Claudino reforça ainda que apesar de caber aos vereadores a indicação dos cargos de confiança, eles podem sugerir as mudanças quando necessário.

“Senhor Prefeito não cabe aos vereadores indicar seus cargos de confiança, mas podemos sugerir sim que sejam designados para a Secretaria tão importante como a saúde, pessoas sensíveis e conhecedoras das necessidades da nossa população mais carente por esse serviço público diariamente.”

Por fim, Claudino pede a imediata intervenção do Poder Executivo para que realiza a exoneração da Secretária.

Mediante a tudo que foi exposto solicitamos imediatamente a intervenção do Executivo para a exoneração da tal Secretária da Saúde do Município de Corbélia. E digo mais, que essa casa de Leis ficará no aguardo de pronunciamentos do Sr. Prefeito e Vice.”

O Presidente da Câmara Paulo Zaquette foi procurado por nossa equipe de reportagem, e questionado se a intenção apresentada pelo vereador representada também a Câmara, o Presidente afirmou que não, e este é um pedido do vereador em particular e não da Câmara.

Leia o discurso na íntegra.

O vereador é a ligação entre o prefeito e o povo e tem por função legislar e fiscalizar.

Como integrante do poder legislativo tenho como função primordial fiscalizar e acompanhar os trabalhos de todas as secretarias, conversando com os secretários e os diretores para saber quais são as necessidades e dificuldades que enfrentam no decorrer dos trabalhos e juntos apontar soluções, sabemos que no passar do dia surgem muitas coisas que nem sempre dão certo.

Usando a tribuna venho comunicar que estou fazendo o possível para desempenhar o meu trabalho como vereador, fiscalizando e sendo atuante em todas as secretarias, cobrando os secretários e o poder executivo para que juntos possamos fazer um bom trabalho.

Me dirijo nesse momento ao Poder Executivo, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito DR. Giovani, e ao Vice Senhor Dangelles. 

Já é do conhecimento de vossa senhoria a real situação em que se encontra a saúde de nosso município, que está sendo comandada pela senhora Cleide Terezinha Messias, secretária de saúde do nosso município.

A vários meses, para não dizer anos, a saúde de Corbélia está deixando a desejar ao povo que necessita deste atendimento.

Como vereador atuante, passo pela secretaria pelo menos uma vez por semana, nas UBS também visito com frequência, além de conversar diariamente com os usuários que necessitam desse atendimento.

Queria dizer ainda, que desde que entrei nessa casa de leis, que se não todas quase todas as sessões ouço os nobres colegas usarem a tribuna para expor queixas e dar sugestões a secretária de saúde.        

É comum ouvir não só aqui mas dos próprios funcionários sobre o abuso de autoridade no que se refere ao tratamento para com esses funcionários da saúde, adoecendo devido a forma como são tratados pela Dona Cleide.

Esta senhora trata com arrogância e pouco caso todas pessoas que a procuram, para alguns chega dizer que seu cargo está à disposição. Dando uma conotação que não há ninguém que seja capaz de substituí-la.

A secretaria da saúde nos dá uma impressão de que é uma instituição independente que nada está subordinada ao executivo municipal, e isso se constata pelas atitudes da secretária que demite, transfere e escolhe médicos, funcionários… de acordo com suas visões e interesses.

Porém nobres vereadores nós sabemos e mais uma vez alertamos nosso prefeito e proponho que continuemos fiscalizando está secretaria para que haja mudança urgente e melhorias no setor da saúde, pois, as reclamações são grandes de nossa população e não quero ser cumplice de não ter alertado para esta questão.

Senhor prefeito não cabe aos vereadores indicar seus cargos de confiança, mas podemos sugerir sim que sejam designados para a secretaria tão importante como a saúde, pessoas sensíveis e conhecedoras das necessidades da nossa população mais carente que procuram por este serviço público diariamente.

Mediante a tudo que foi exposto, solicitamos imediata intervenção do executivo para exoneração da atual secretária da saúde do município de Corbélia. Digo mais que esta Casa de Leis ficara no aguardo de pronunciamento dos Senhor Prefeito e seu Vice.

Agradeço a atenção de todos os colegas vereadores e vereadora. UMA BOA NOITE A TODOS.

Conteúdo Protegido