Vacinas contra a gripe e sarampo estarão disponíveis em todas UBSs de Corbélia

11/05/2021 - Foto: Américo Antonio/SESA

A partir da próxima terça-feira, 05, todas as Unidades Básicas de Saúde de Corbélia terão disponíveis a vacinas contra a gripe e contra o sarampo. Neste ano, a mobilização ocorrerá de forma simultânea com a Campanha de Vacinação contra a Influenza e a Campanha de Vacinação Nacional contra o Sarampo.

Campanha de Vacinação contra a Influenza

A enfermeira Denise Emmer Bedani explica que este ano a vacinação acontecerá em duas etapas. ” A primeira, inicia nesta terça-feira, 05, e iremos vacinar os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde.” Nesta primeira fase o município possui mais 2.360 pessoas que irão receber a vacina.

A segunda etapa abrange um público maior e inicia no dia 30 de abril. Nesta etapa cerca de 2400 pessoas poderão se vacinar entre elas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), professores, gestantes e puérperas, comorbidades, pessoas com deficiência permanente e também caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso.

A vacina recebeu uma melhora, e agora é trivalente, e oferece a proteção contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan (SP) e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus identificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Campanha de Vacinação contra o Sarampo

A campanha será voltada para crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), totalizando um público de 987 de crianças nessa faixa etária, além de trabalhadores da saúde que serão convocados para atualizar a situação vacinal.

Nesta estratégia, as vacinas tríplice viral e influenza serão ofertadas para administração na mesma visita ao serviço de saúde. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Conteúdo Protegido