368 views 4 min 0 Comment

Vacinação abaixo da meta em Corbélia acende sinal vermelho para gripe e Covid-19

Anúncio

Na última sexta-feira, 06, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná decretou alerta para o enfrentamento de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). Os municípios passarão a adotar medidas para prevenção e controle das doenças. Em entrevista coletiva o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que o aumento nos casos está diretamente ligado aos baixos índices de vacinação em todo o Paraná.

Corbélia está entre os municípios que não atingiram a meta de vacinação contra a influenza, e a COVID-19. Até o dia 04 de junho, o número de doses da vacina contra a influenza aplicado era de 2493, o que representa 54,73% do público alvo. A meta é de vacinar 90% deste público.

Segundo a secretária Zaira Fortunato de Almeida, essa situação preocupa devido à circulação contínua desses vírus e aos riscos de complicações graves, principalmente em grupos vulneráveis.

Anúncio

“Em Corbélia, temos observado baixa procura principalmente pelas vacinas contra a Covid-19 e Influenza, tanto em crianças, quanto em adultos. Essa baixa adesão preocupa, pois essas doenças continuam circulando e podem causar complicações graves, especialmente em pessoas com comorbidades, idosos e crianças pequenas.”

Incorporada oficialmente ao calendário infantil em 2024 para crianças de 6 meses a 4 anos a baixa adesão da vacina contra a COVID-19, também é preocupante. O município enfrenta uma forte resistência ao imunizante. Neste ano foram aplicadas apenas 2.232 doses, entre todo grupo alvo. Em crianças menores de um ano apenas 6,38% receberam a vacina.

“A principal preocupação atualmente está relacionada à hesitação dos pais quanto à vacina da Covid, o que compromete a proteção completa dos bebês. Seguimos trabalhando com ações educativas e de sensibilização para ampliar essa cobertura.”

Zaira alerta para o que pode acontecer no futuro. “A médio e longo prazo, a falta de vacinação pode aumentar o número de casos graves, internações e até óbitos evitáveis, além de sobrecarregar os serviços de saúde. Por isso, estamos reforçando campanhas de conscientização e ampliando o acesso às vacinas com ações fora das unidades básicas.”

Para combater esse cenário, a Secretaria tem intensificado campanhas de conscientização e ampliado o acesso às vacinas por meio de ações itinerantes em comércios, escolas, grupos de idosos e centros de convivência. Segundo ela a vacinação nas escolas tem sido uma estratégia fundamental, mas ainda há resistências. “A adesão foi baixa, a maioria dos pais não enviaram a carteirinha ou não autorizaram a vacinação em ambiente escolar.”

A Secretaria de Saúde reforça que todas as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Corbélia, das 07:30h às 12:00 e das 13:30h às 17:00 horas. A vacina contra a influenza está liberada para todos os públicos.

Quem deve se vacinar contra Covid-19

Crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes e grupos especiais, como imunocomprometidos, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com comorbidades e outros.
Gestantes receberão uma dose por gestação, e idosos, uma dose a cada seis meses.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading