Imagem
35 views 3 min 0 Comment

Vacina pentavalente volta gradativamente a ser disponibilizada em postos de saúde de Corbélia

- 30 de janeiro de 2020
Anúncio

Depois de quase dois meses sem a vacina pentavalente nos postos de saúde de Corbélia, um lote de 100 doses foi entregue no município na semana passada.

A falta da vacina foi registrada em todo o país. Em julho de 2019, lotes do laboratório pré-qualificado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foram reprovados no teste de qualidade do INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e análise da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Em agosto, o Ministério da Saúde solicitou reposição do produto, mas, na época, não havia disponibilidade imediata.

Anúncio

Desde então, pelo menos de junho a dezembro do ano passado, a oferta foi irregular por causa de problemas com os fornecedores.

Em Corbélia devido o tempo em que a vacina ficou indisponível formou-se uma grande fila de espera. Aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida, a vacina imuniza os bebês contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta). É ainda necessário aplicar o reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

Leia também: KNN Idiomas tem promoção especial de inauguração

De acordo com a enfermeira Daiane Palharini, os postos de saúde do município criaram listas de espera, a chegada de 100 doses no entanto, ainda não é suficiente para acabar com a espera pela vacina.

“Por enquanto ela ainda não é suficiente, mas a gente está diminuindo as listas de espera. São seis unidades que constam cada uma com sua lista. A gente entra em contato com a mãe e ela traz o filho pra vacinar, vacina e entramos em contato com o próximo.”

As filas de espera só devem acabar quando chegarem novas doses da vacina, e a previsão do próximo lote é para fevereiro, mas ainda não há garantias. “Ela normalmente vem uma vez por mês da regional, que o caminhão traz de Curitiba. Possivelmente venha no mês de fevereiro, mas não há nada previsto minuciosamente.”

Anúncio

Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading