Unidades de Saúde de Corbélia ganham carros 0km para atender profissionais

Todas Unidades Básicas de Saúde de Corbélia terão veículos próprios que atenderão os profissionais de saúde a partir de segunda-feira, 21. Pela manhã a Secretaria de Saúde recebe os cinco veículos 0KM enviados pela Secretaria Estadual de Saúde – SESA, o automóveis vieram a pedido do próprio prefeito Dr. Giovani Hantow e da Secretária Municipal de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias. Os veículos fazem parte do investimento recorde na saúde pública do Paraná pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e anunciado no último dia 09.

A Secretária conta que o município participará de um programa novo do Estado chamado Planifica SUS, e a UBS do Bairro Santa Catarina será a unidade vitrine onde ele irá ser desenvolvido, posteriormente seguirá para as outras unidade. “Nós vamos implementar esse programa que é do Ministério de Saúde junto com a SESA, em todas as Unidades Básicas de Saúde. Por isso nós fizemos o pleito e conseguimos então um veículo para cada uma das Unidades.”

Ela esclarece os veículos não serão utilizados no transporte de pacientes, e sim para auxiliar os profissionais da saúde que trabalham nas UBSs e precisam se locomover para realizar atendimentos. “Esse veículo tem como finalidade fazer a locomoção dos trabalhadores da saúde: do médico para a visita familiar, do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do agente comunitário de saúde, do agente de endemias quando for preciso.”

Cleide também antecipou que haverá uma reorganização de escalas dos motoristas da saúde, e que cada unidade terá um profissionais exclusivo. “Um motorista específico para cada Unidade Básica de Saúde, com essa reorganização das escalas de trabalho dos motoristas nós pretendemos reduzir significativamente a quantidade de horas extras que eles fazem hoje no município.”

O município de Corbélia assinou um termo de ajuste de conduta junto ao Ministério Público se comprometendo a fazer uma redução na carga de horas extras dos motoristas da saúde. A secretária afirma que essas mudanças irão proporcionar essas reduções.

“Agora em detrimento do concurso que houve, do chamamento de mais motoristas para a saúde, nós queremos também reduzir as horas extras , fixar cada motorista em uma Unidade de Saúde, com carro novo e esse motorista vai ser responsável pela manutenção e cuidado desse veículo que está sendo entregue nas mãos dele” finaliza.

Conteúdo Protegido