A União Intermunicipal Contra a Dengue, formada por agentes de endemias dos municípios de Cafelândia, Corbélia, Braganey, Anahy, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas e Formosa do Oeste concluem seus trabalhos de prevenção e combate ao mosquito nesta sexta-feira, 19. Braganey é o último município que recebe os mais de 40 agentes de endemias das cidades participantes.
O trabalho teve início há pouco mais de um mês e teve a proposta de colaboração mútua entre os municípios visinhos, todos colaboraram com mão-de-obra, máquinas de fumacê e materiais. O objetivo foi o de fazer com que nenhum município ficasse sem um arrastão, fazendo com que todos trabalhassem alinhados.
A equipe da 10ª Regional de Saúde prestou apoio aos servidores de todos os municípios participantes que semanalmente se deslocavam para a cidade escolhida para a realização do trabalho. Uniformizados e identificados eles realizaram um arrastão pelas cidades de Cafelãndia, Corbélia, Braganey, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Anahy, Formosa do Oeste, Jesuítas e Braganey em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
O objetivo das equipes também foi de levar ainda mais informação à população, chamar a atenção para os cuidados necessários contra o mosquito, além de mapear locais onde possam existir possíveis focos, para que o trabalho de eliminação seja realizado. A ação complementa o que já vem sendo feito pela Vigilância Epidemiológica de cada cidade.
O secretário de Saúde de Braganey Jheison Macedo, avalia positivamente a ação “este é um momento muito importante para conscientizar a população, há pouco tempo atrás tivemos um surto da doença em Braganey, esta ação em conjunto com todos estes municípios vem fazer a prevenção para que a dengue não se espalhe novamente, esta união das cidades traz bons resultados, juntos somos mais fortes” enfatiza.
Vale sempre lembrar que a melhor forma de acabar com a dengue é acabar com os possíveis criadouros, os locais e objetos que possam acumular água.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO