UBSs de Corbélia seguem com atendimento médico normalmente


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

Apesar das medidas de enfrentamento contra a COVID-19 em Corbélia as Unidades Básicas de Saúde dos bairros seguem atendendo normalmente a população.

As consultas e atendimentos agendados chegaram ser suspensos por duas semanas, seguindo o decreto municipal, mas recentemente todas as unidades retomaram as consultas, incluindo os atendimentos odontológicos.

A Secretária de Saúde de Corbélia, Cleide Messias gravou um vídeo, publicado na Página no Facebook da Prefeitura Municipal, em que esclarece à população que as UBSs mantém os atendimentos, no entanto, caso precise de uma consulta a recomendação é que entre em contato por telefone para realizar o agendamento.

“Os atendimentos nas unidades básicas estão praticamente normais. Atendimento da odontologia, dos médicos e dos enfermeiros. A única solicitação que a gente faz é que a população tentem ligar, antes de ir até a unidade. Mas, se for até a UBS, chegando na porta vai receber as orientações do uso da máscara, e vai ser acolhida e atendida. Mas, de preferência, se quiserem ligar pra marcar sua consulta, nós solicitamos que assim o faça.”

O PAM, Pronto Atendimento Municipal também permanece com todos os atendimentos urgência e emergência, 24h.

Casos suspeitos de COVID-19

Nos casos síndromes gripais a Secretária esclarece que o paciente deve entrar em contato no call center municipal, ou ligar para a Unidade Básica de Saúde. O paciente será encaminhado ao Hospital de campanha no Centro de Eventos de Corbélia, montado exclusivamente para realizar atendimento de casos suspeitos ou confirmados da COVID-19.

A Secretária falou ainda dos testes realizados para diagnóstico da COVID-19. Segundo ela o município dispõe de testes rápidos no momento, no entanto, possui critérios para que eles sejam realizados.

Segundo ela já foram atendidas 466 pessoas com sintomas da COVID-19. “Todas apresentando histórico ou algum sintoma que poderia ser coronavírus, destas 306 pacientes foram até o hospital de retaguarda. Eles foram atendidos e foram coletados exames hemograma, e feito Raio-x. E destes apenas 14 tiveram amostras coletadas para realizar a testagem de COVID-19.”

Já foram dadas também 227 altas para pacientes que estavam em observação em domicílio.

Cleide afirmou que é possível que o vírus já esteja circulando pelo município de Corbélia em pacientes assintomáticos, ou até mesmo, em pacientes que apresentaram sintomas, mas que não foram passaram por testes por falta de disponibilidade no momento inicial.

O uso de máscaras e o isolamento social foram reforçados como medida de prevenção. Cleide deixou uma alerta à população.

“Com essa vinda da chuva, e do frio, a tendência é que as pessoas fiquem gripadas, e com sintomas de gripe. Tendo qualquer tipo de sintoma de gripe, faça o contato com o nosso callcenter ou com nosso hospital de referência, e pode ser encaminhado até lá para ser atendido.

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: