Imagem
ConexãoRevista.
58 Views 4 min 0 Comentário

Toledo promove, nesta terça-feira (26), lançamento do programa Agente Mirim

- Oeste
25 de setembro de 2023
Anúncio

O Município de Toledo promove nesta terça-feira (26), às 9h30, na Escola São Francisco de Assis (Rua Otília Giaretta, 8338), o lançamento oficial do Agente Mirim, programa que oferecerá a estudantes da rede municipal de ensino atividades curriculares complementares com o objetivo de conscientizar, prevenir e combater o Aedes aegypti, mosquito que é vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. O ato contará com aula inaugural, entrega de coletes e materiais, e vistoria no ambiente feita pelas próprias crianças – horas depois, às 14h, ação semelhante será realizada na Escola Municipal São Luiz do Oeste

Os atos serão prestigiados pelo prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa; e pelas secretárias da Educação e de Saúde, Marli Gonçalves Costa e Gabriela Kucharski, respectivamente. Estas duas pastas, aliás, estão na coordenação do programa.

O Agente Mirim foi instituído pela Lei Nº 2.459/2022, que prevê que as atividades nas escolas serão realizadas mensalmente, na última sexta-feira de cada mês, e anualmente, durante toda a semana que antecede o Dia Nacional de Combate à Dengue (19 de novembro). “A partir de agora, teremos quase 16 mil crianças entendendo o trabalho dos agentes de combate a endemias e multiplicando informações a familiares e amigos a respeito deste assunto. É um investimento do poder público com retorno garantido, pois permitirá a formação de cidadãos mais conscientes quanto ao assunto. A mudança de verdade começa mudando as consciências das gerações mais novas”, destaca o presidente do Legislativo Municipal, que é o autor do projeto de lei que resultou no programa.

Anúncio

O programa vai permitir que os alunos conheçam a rotina dos agentes de combate a endemias e atuem de forma mais efetiva na prevenção à dengue. “As crianças que participarem do Agente Mirim têm um papel dentro de casa, sensibilizando os pais a respeito dessa questão da prevenção. Este é um benefício a curto prazo, mas, no futuro, esses alunos também serão adultos mais conscientes sobre seus deveres de cidadão, contribuindo para uma Toledo e um mundo melhores”, observa a secretária da Saúde, Gabriela Kucharski.

Até o fim deste ano letivo, as ações do Agente Mirim ficarão restritas às turmas do 4º ano das 36 escolas da rede municipal de ensino, mas chegarão a todas em 2024. “É um programa que leva em conta a função que as escolas têm dentro das comunidades. Elas são o ponto focal de bairros e distritos e, dessa forma, os conhecimentos transmitidos em sala de aula têm o poder de ultrapassar os limites estabelecidos pelos muros, chegando às famílias e fazendo a diferença em diversas realidades”, pontua a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.

Anúncio

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Comentários do Facebook
Anúncio
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.