Todas UBSs de Corbélia abrem neste sábado para vacinação contra poliomielite

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia abre todas as Unidades Básicas de Saúde neste sábado, 17 para a mobilização do dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos.

A campanha de vacinação teve início no dia 29 de setembro, a meta é vacinar 95% do público alvo. Até esta sexta-feira, havia sido vacinada apenas 34,39%.

Os órgãos de saúde alertam os pais que devem procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença como explica a Coord. de Vigilância Epidemiológica Daiane Palharini Frana.

“Todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 5h da tarde. Todos os bairros, as seis unidades de saúde. As quatro do município e as duas dos distritos.”

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode levar a paralisias musculares, em geral nos membros inferiores, ou até mesmo à morte. A vacinação é a única forma de prevenção.

As unidades de saúde estarão cumprindo rigorosamente as medidas de prevenção como distanciamento social, e disponibilização de álcool em gel.

“A gente pede a população que compareça as unidades de saúde utilizando máscara, pra ter esse cuidado com a transmissão contra o coronavírrus. Pra você que tem seu filho de 1 ano até 4 anos 12 meses e 29 dias, ele precisa comparecer até a unidade, mesmo que já tenha as outras doses da vacina. Porque a vacinação é obrigatória nessa faixa etária” reforça a Coordenadora.

Simultaneamente a Secretaria de Saúde também inicia a campanha de multivacinação. Com a pandemia da COVID-19 as pessoas deixaram de procurar os postos de saúde para receberem as vacinas.

Também neste sábado inicia-se a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: