278 views 4 min 0 Comment

Todas escolas municipais e CMEIs de Corbélia receberão câmeras de videomonitoramento

- 3 de julho de 2024
Anúncio

A Prefeitura de Corbélia está implementando um robusto sistema de videomonitoramento em todas as 11 unidades escolares municipais que busca reforçar a segurança dos alunos e das instalações. O projeto, que prevê a instalação de câmeras em pontos estratégicos das escolas, está em fase de execução e tem a previsão de conclusão total de até 90 dias.

A Secretária de Educação, Silvia Mara Skottki Pinto conta que o sistema é um avanço muito importante, e que os professores, alunos e todos os profissionais da educação ganham uma segurança a mais. “A gente já vinha sentindo uma necessidade de que esse videomonitoramento fosse melhorado, estendido e mais avançado. E é isso que vamos ter a partir de agora dentro  das nossas unidades escolares.” 

Este novo sistema de segurança atenderá aproximadamente 2.161 estudantes, abrangendo 560 alunos na idade creche, 434 alunos de educação infantil (entre 4 e 5 anos), 1.143 estudantes do 1º ao 5º ano (sendo 284 em período integral), além de 24 alunos em classes especiais. 

Anúncio

O número é considerável, e segundo a Secretária o crescimento no número de atendimentos já está previsto. “Hoje nós atendemos um número alto de alunos no município, já estamos iniciando ampliações em unidades para atender a demanda crescente de alunos. Agora precisamos ter um controle de acesso maior, um cuidado extra para trazer mais tranquilidade não só para os pais, mas também para nós que ficamos responsáveis por todos esses alunos, muitos deles ficam conosco o dia todo.”  

O trabalho de instalação das câmeras já começou nas escolas, e a previsão é que todas as áreas externas das unidades estejam monitoradas até o fim do recesso escolar, em 24 de julho. O trabalho de instalação das câmeras e do sistema continua até sua conclusão total, que gira em torno de 90 dias. Cada escola tem um mapa de risco onde mostra os locais que serão instalados os aparelhos, em média cada escola deve receber entre 10 até 20 câmeras. “Neste primeiro momento estamos priorizando a instalação das câmeras nas área externas. Quando nossos alunos retornarem, o sistema já vai estar funcionando. Na sequência essa instalação passa a ser dentro das escolas” explica Silvia.  

O videomonitoramento utilizará tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial para a detecção de movimentos suspeitos e leitura automática de placas de veículos. As imagens serão armazenadas em nuvem e poderão ser acessadas pela Administração Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, permitindo uma resposta rápida em qualquer incidente.

A instalação de câmeras nas escolas é apenas uma parte do amplo projeto de videomonitoramento em Corbélia, que inclui a cobertura de outras áreas públicas, vias urbanas com maior fluxo de veículos e todas as saídas e entradas da cidade. O projeto terá um investimento por parte da Prefeitura de R$290.520,00.

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading