ConexãoRevista.
46 Views 4 min 0 Comentário

Tarde de arrasta-pé e comida boa promove integração social no CAPS de Corbélia

- Corbélia
31 de julho de 2023
Anúncio

Na última sexta-feira, 29, o Centro de Atendimento Psico-Social (CAPS) de Corbélia se encheu de alegria, música e delícias típicas de uma tradicional Festa Junina. O evento, organizado pelos profissionais do centro, proporcionou aos participantes dos grupos de acompanhamento uma tarde animada de arrasta-pé e comida boa, promovendo a socialização e quebrando barreiras entre os pacientes.

Mais de 30 pacientes dos grupos de atendimento HumanaMENTE, ACALME-SE e Recomeçar participaram da festividade, que se mostrou uma ótima oportunidade para estreitar laços, compartilhar experiências e se divertir, sem perder o foco na reabilitação psicossocial.

O “arraiá” do CAPS é um evento aguardado com entusiasmo pelos pacientes e equipe, pois, além de ser uma forma saudável de integração e diversão, não perde o foco na reabilitação psicossocial desses indivíduos. O convívio social e o compartilhamento de experiências têm se mostrado de extrema importância para aqueles que enfrentam o adoecimento psíquico.

Anúncio

A Assistente Social e coordenadora do CAPS, Daiane Graziele Gois, destacou a relevância da festa como uma oportunidade de fortalecer os vínculos sociais dos pacientes. Ela também ressaltou que toda a decoração da festa foi produzida pelos próprios pacientes, durante atividades na oficina de artes do CAPS com a artesã Silvia Cordeiro. 

“Os pratos típicos, as músicas temática, a quadrilha é aguardada por eles. Todos participam da preparação e decoração do espaço. É um recurso terapêutico de responsabilidade da equipe. Esses momentos de confraternização são essenciais para promover a interação social, que muitas vezes é prejudicada pelo isolamento decorrente do adoecimento psíquico”, explicou.

A reabilitação psicossocial, nesse contexto, vai além do tratamento clínico, buscando proporcionar aos pacientes uma retomada de suas rotinas e interações em sociedade. O adoecimento psíquico pode levar ao afastamento do convívio social, e atividades coletivas como a Festa Junina do CAPS de Corbélia mostram que é possível restabelecer esse contato com a comunidade.

“Por vezes, temos pacientes sem rede de apoio, mas aqui eles fazem amizades e desenvolvem vínculos para além do serviço. Alguns pacientes não têm nenhum vínculo familiar no município, mas aqui encontram apoio e pertencimento”, afirmou.

O CAPS conta com médicos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais que acompanham e desenvolvem atividades nos grupos de acompanhamento, visando o bem-estar e a recuperação dos pacientes. O sucesso da Festa Junina do CAPS de Corbélia demonstra que o trabalho desenvolvido pela equipe do centro reforça a importância do cuidado integral e do suporte emocional para a recuperação e a reabilitação psicossocial dos pacientes.

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Anúncio
Comentários do Facebook
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading