Servidores da Saúde de Anahy se reúnem para planejamento do segundo semestre

Na manhã desta terça-feira, 02, servidores do Departamento de Saúde de Anahy se reuniram com a Diretora Ana Lucia Bessani para realizar o planejamento de ações para o segundo semestre de 2022.

O encontro reuniu profissionais de todos os setores e de programas desenvolvidos pelo município, para a Secretária este é o momento de ouvir os servidores que atuam diretamente com a população e que vê de perto os problemas e também apontam as soluções.

“Com essa reunião a equipe pode ter conhecimento de todas as ações que serão realizadas pelas equipes e puderam também dar sugestões das mesmas. Foi uma parada importante com os funcionários para reflexão e discussão dos trabalhos realizados diariamente.”

O cronograma de eventos e programas inclui as ações para o Agosto Azul, Setembro amarelo; com temas importantes como Saúde mental e Semana Nacional de trânsito, e ainda outubro Rosa. Para o mês de Novembro o departamento também realizara a Semana da Saúde na Escola.

“Mês de agosto já temos as datas de ações e a programação completa para o “Agosto Azul”

  • 12 agosto hiperdia: As 13:30 na Clínica da Família: público alvo ( pacientes diabéticos, insulino dependentes)
  • 15 a 19 de agosto semana do homem (agosto azul) com realização de testes rápidos pra sífilis , hiv e hepatites , atualização de carteirinha vacinal, atendimento Odontológico, e orientação nutricional
  • 24 e 30/08 saúde na escola com o programa PSE com o tema “ Promoção de Saúde Sexual e reprodutivo e prevenção de DSTS “ com
  • Realização de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite no colégio José Bonifácio com alunos do ensino médio

O momento também foi de apresentar resultados entre os setores, entre eles o de vigilância sanitária e epidemiológica trouxeram os trabalhos que estão sendo desenvolvidos quanto a dengue, COVID e escorpião amarelo.

“O setor de vigilância sanitária apresentou os dados sobre escorpião amarelo, e reforçou a importância de manter os cuidados e prevenção. Já a vigilância epidemiológica apresentou dados do primeiro semestre sobre dengue e COVID-19. Comparando aos anos anteriores nos mesmos períodos. Vale lembrar que os números da dengue são relativamente altos quando comparado 2019 com 2022 no mesmo período.”

Ainda na vigilância ambiental a coordenadora do setor que cuida da Dengue, repassou sobre o que tem sido realizado e também a programação para novas ações no combate ao mosquito aedes aegypti.

Os profissionais também tiveram uma apresentação prévia sobre o planifica SUS, que é uma estratégia de educação permanente e que busca consolidar a operacionalização da rede atenção à saúde.

Conteúdo Protegido