Imagem
40 views 5 min 0 Comment

Sem farmácias de plantão moradores não conseguem comprar medicamentos em Corbélia

- 9 de agosto de 2021
Anúncio

De acordo com a Lei Municipal  nº 1.073, de 11 de dezembro de 2019 o município de Corbélia deveria possuir diariamente uma farmácia de plantão para atendimentos aos finais de semana, e durante a noite, no entanto, não foi o que a moradora Rosangela Backes encontrou ao sair em busca de um medicamento na noite deste domingo, 08.

Segundo Rosangela, ela ficou por mais de um hora tentando atendimento em farmácias da cidade. “Fiquei mais de uma hora batendo e ligando de farmácia em farmácia e nada, estava com muita dor, cólica renal. Como os moradores de Corbélia fazem se precisam de farmácia? O remédio não tinha no posto, pois eu fui consultar. Eu estou muito indignada com isso. Alguma coisa tem que ser feita.”

Rosangela conseguiu contato com uma farmacêutica por meio do Instagram, que aceitou atendê-la. “Segundo me informaram, depois de ir através do Instagram e localizar alguém para me atender, é que não tem mais farmácias de plantão”.

Anúncio

Quando Rosangela buscou atendimento já se passava das 23h, horário limite para as farmácias de plantão poderem estar de portas abertas no município. Em vigência desde o fim de 2019, a Lei Municipal Ordinária nº 1.073, de 11 de dezembro de 2019 disciplina o horário de funcionamento e institui o serviço de plantão de atendimento das farmácias e drogarias no Município de Corbélia.

A nova lei modificou a anterior, publicada em 2015, e ampliou o funcionamento dos horários de atendimento do regime de plantão, com atendimento ininterrupto à comunidade, mas o sistema de rodízio deveria ser mantido.

Art. 4º. As farmácias e drogarias estabelecidas no Município de Corbélia, que integrarem o sistema de rodízio previsto no Art. 3º desta Lei, funcionarão em regime de plantão de atendimento nos seguintes horários:

  • I – das 20:00 (vinte) horas às 23:00 (vinte e três) horas de segunda a sexta-feira;
  • II – das 12:00 (doze) horas às 23:00 (vinte e três) horas aos sábados;
  • III – das 07:30 (sete e trinta) horas às 23:00 (vinte e três) horas aos domingos e feriados.

O calendário do plantão com a lista das farmácias que participariam do sistema de rodízio também deveria ser protocolado junto à administração municipal, para controle e fiscalização, o que não aconteceu.

A lei também penaliza a farmácia que abrir em desacordo com os horários estabelecidos ou, ainda, deixar de funcionar em dia de escala ou não atender ao plantão para o qual esteja designada.

A pedido da Conexão Revista, em conjunto, proprietários de farmácias de Corbélia enviaram um comunicado e afirmam que as farmácias do município “prestavam plantão dentro do sistema de rodízio disciplinado pela Lei Municipal 868/2015, um assunto que já foi muito debatido e desgastante, não foi por nossa vontade que o sistema de plantão na forma já citada terminou.

Os empresários pedem que a população faça contato diretamente com o poder legislativo para que a lei possa ser alterada. “Seria interessante o contato com a prefeitura especialmente com o poder legislativo, para a readequação da forma como deve ser prestado o plantão, visto que o município sempre esteve envolvido em todos processos referentes ao plantão na forma de rodízio, sendo inclusive que a legislação está disciplinada para todos os estabelecimentos farmacêuticos, temos conhecimento de que o descumprimento do rodízio, ou mesmo a não submissão ao mesmo, não gerou consequências”

De acordo com o comunicado o sistema de rodízio sempre funcionou, mas infelizmente agora passa por problemas por haver desrespeito à própria lei, por parte de novas empresas que se instalaram no município. “Por não existir um respeito a escala de plantão, visto que a última farmácia a entrar na cidade, foi convidada nas mesmas regras e horários mas por decisão própria achou melhor manter seus horários e não prestar plantão no sistema de rodízio mediante escala. A maioria das farmácias estão fazendo plantão exatamente como determina a lei.”

Anúncio

Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading