Secretário de Saúde de Cascavel apresenta ações e os dados no combate à Covid-19


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

Nesta quinta-feira (04), o Secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Daross Stefanello, foi até o plenário da Câmara de Vereadores a convite dos parlamentares para falar sobre as ações e a situação do momento quanto aos casos de Covid-19.

A reunião com os vereadores também foi acompanhada pelo chefe da 10ª Regional de Saúde, João Gabriel Avanci e o diretor geral do Hospital Universitário, Rafael Muniz de Oliveira.

Thiago respondeu os questionamentos dos parlamentares quanto às as ações executadas pelo secretaria desde o atendimento pelo Call Center (3096-9090), exames laboratoriais realizados no Lacen Municipal, até o tratamento e encaminhamento de pacientes a uma vaga hospitalar.

Entre as ações de enfrentamento à pandemia estão: o Call Center exclusivo para casos do novo coronavírus e sintomas relacionados à Dengue (3096-9090); atendimento nas UPAS com servidores treinados no acolhimento ao paciente suspeito de Covid-19 e em caso de necessidade o encaminhamento para um leito hospitalar; a certificação do Laboratório Central do Município para que os exames sejam analisados em até 24 horas.

Outra ação importante é o atendimento nas Unidades de Saúde (UBS/USF) exclusivas para o tratamento de doenças respiratórias, Covid-19 e Dengue. Além disso, o retorno das demais unidades para o atendimento de consultas agendadas por telefone.

“As decisões sempre são baseadas em números e dados. Em março, a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do COE (Comitê de Operações de Emergência) e a prefeitura fez todo o trabalho desde o treinamento dos servidores, compras de EPI’s e estruturação para que pudéssemos chegar no dia de hoje com a menor taxa de letalidade do Paraná”, destacou Thiago.

“Existe uma matriz de risco que monitora a taxa de casos positivos versus ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e isso é feito diariamente para que as recomendações sejam feitas ao gestor público para tomar as decisões em prol do município”, informou o secretário.

Chat Online Covid-19 e Dengue

A Secretaria de Saúde reforça o canal direto e sem filas para o atendimento para síndromes respiratórias, Covid-19 e Dengue através da internet. Acesse a página www.fatooufakecascavel.com.br

No canto direito da página virtual há um dispositivo de conversa eletrônica para que o paciente possa receber o atendimento.

No Chat Covid-19, o paciente irá responder um questionário de queixas ou sintomas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Ao final da triagem, um membro da equipe multidisciplinar irá enviar, via whatsapp do paciente, a notificação de isolamento.

Um médico dessa mesma equipe também fará o contato com o paciente para o monitoramento do caso.

Atenção! Para agendamento de consultas nas Unidades de Saúde é preciso entrar em contato com o telefone da próprio UBS/USF. A lista com os telefones está no site sesau.cascavel.pr.gov.br na Aba Contatos de Unidades, Serviços e Sede.

Fonte: Prefeitura de Cascavel

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: