![](https://conexaorevista.com.br/wp-content/uploads/2024/12/FERNANDO-DUTRA-980x980.jpg)
O Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Corbélia Fernando M. Dutra conversou com a Conexão Revista nesta sexta-feira, 27, e esclareceu informações sobre a atuação da Prefeitura junto à situações de residências onde ainda possuem fossas sépticas e poços desativados ou não. Fernando também esclareceu como a prefeitura pode prestar esse auxílio no fechamento desses locais.
De acordo com o Secretário não há como a Prefeitura realizar fiscalizações em áreas particulares residenciais. Ele detalha que esse trabalho precisar partir de uma denúncia, ou de uma intervenção de pedido de auxílio do próprio morador. Assim que a Prefeitura recebe esse chamado, a Defesa Civil também é acionada para avaliar os riscos do local.
Por se tratar de um imóvel particular, só ocorre quando tem denúncias ou a própria família em si comunica à prefeitura ou defesa civil.
Fernando explica que essa comunicação, quando acontece, a Prefeitura presta todo auxílio para o fechamento da fossa, fornecendo a terra, e máquinas se necessário.
A prefeitura através da secretaria de obras, já atendeu várias demandas dos munícipes que foram até a secretaria solicitando o fechamento das fossas. A gente cede a terra, manda máquinas para fazer o fechamento. Sempre estamos prestando todo o apoio à população do Corbélia.
O Secretário reforça que esse pedido precisa partir do próprio munícipe que deve entrar em contato com a Secretaria de Obras.
A SANEPAR, por meio de nota informou que não possui um levantamento de quantas residências possuem fossas ou poços no quintal. Segundo a nota Corbélia possui rede de esgoto em 88% das residências.
O processo de ligação da rede de esgoto externa com a rede interna das residências fica a cargo da SANEPAR. No entanto, a instalação da rede de água e esgoto interna básica da residência é de responsabilidade total e exclusivamente do morador.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO