Secretaria de Saúde de Cafelândia alerta sobre a Campanha contra o Sarampo

A Secretaria de Saúde de Cafelândia alerta sobre a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Devido a cobertura baixa em todo o Brasil, o Ministério da Saúde, decidiu que a campanha terá o fim somente no dia 31 de agosto. 

A Enfermeira da Epidemiologia, Nelsi Ap. Santos Nunes, falou sobre a vacinação. “Em Cafelândia também tivemos uma cobertura baixa, por isso, estamos intensificando as ações e avisando toda a população de 20 a 49 anos de idade para virem solicitar a vacina. Vale destacar, que até o momento, apenas 1.202 pessoas estão imunizadas em nosso município”, fala Nelsi. 

Se você conhece alguém ou faz parte do público alvo de 20 a 49 anos de idade, agenda o dia e a hora para receber a dose. O agendamento é no Centro de Saúde ou através do telefone (45) 3241-1708. Não esqueça de trazer o cartão de vacinas. 

Sobre o sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e pode ser fatal. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacinação.

O vírus se instala na mucosa do nariz e dos seios da face para se reproduzir e depois vai para a corrente sanguínea. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para 90% das pessoas próximas que não estejam imunizadas. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias depois do aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Depois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias, variando de 7 a 18 dias.

Fonte: Prefeitura de Cafelândia

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: