Secretaria de Educação realiza teatro contra abuso sexual de crianças e adolescentes em Cafelândia

O município de Cafelândia, através da secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira, 27, o teatro “Circo sem Lona”, que tem como tema o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. A ação faz parte do projeto “Minha Escola, meu porto Seguro”, que está sendo desenvolvido em todas as escolas municipais e estaduais do município, através de uma rede de apoio.

A peça de teatro, que está sendo apresentado na Casa da Cultura, se chama “O medo de Terezinha” e conta de maneira muito leve e divertida, a história de Terezinha, uma criança que sofre com um episódio de abuso dentro de casa e não sabe como agir. O espetáculo trabalha de maneira comunicativa e compreensível, mostrando como ela deve agir, com quem pode falar, o que fazer, quem pode ajudar, citando órgãos como CRAS e Conselho Tutelar, e, o mais importante, deixar claro que ela não deve guardar esse segredo para ela.

“O pós pandemia nos trouxe reflexos tremendos da violência dentro do núcleo familiar. Só esse ano tivemos o registro de 12 ocorrências de violência, segundos dados do Conselho Tutelar e isso muito nos preocupa enquanto escola, por isso, estamos trazendo esse teatro, onde de forma lúdica, vai nos auxiliar com as crianças”, destacou a secretária de Educação e Cultura, professora Rozane Maria Dal Molin Pitol.

O teatro tem como objetivo ilustrar o comportamento de quem passa por esse problema e mostrar formas de agir diante dele; mostrar os órgãos competentes responsáveis por fornecer assistência em casos de violência sexual e ainda ter um retorno dos espectadores através de cartar, desenhos ou relatos que possibilitem identificar possíveis problemas.

Ao final da peça, os atores solicitavam aos alunos que escrevessem uma cartinha falando o que acharam da peça e entregassem aos professores, às crianças que ainda não estão alfabetizadas foi solicitado um desenho.

Conteúdo Protegido