Imagem
33 views 5 min 0 Comment

Saúde realiza plenária com MP, executivo e representantes da sociedade em Corbélia

- 19 de novembro de 2021
Anúncio

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira, 19, uma reunião com representantes do Ministério Público, Prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw, vereadores, servidores da saúde e representantes da sociedade civil para apresentar o modelo de gestão da saúde que vem sendo desenvolvido e aplicadoem Corbélia.

A apresentação teve início com a explicação da Secretária de Saúde Cleide Messias sobre as mudanças já realizadas pela secretaria desde o início da gestão. Cleide falou de todo planejamento, atendimentos e assistência prestada a população.

Profissionais da saúde trouxeram dados das unidades básicas de saúde, como o número de famílias cadastradas em cada uma delas, horários de atendimento, dando atenção aos horários estendidos que foram implantados em algumas unidades pra atender a demanda da população.

Anúncio

A UBS do Centro e junto ao PAM é a que mais apresenta a necessidade de mais intervenções e melhorias.

Ao final o Prefeito Dr. Giovani falou do principal objetivo da gestão, em trabalhar melhor os atendimentos à população de maneira transparente e igualitária.

“Em conjunto trabalhamos por um único objetivo que é o atendimento público, o bom atendimento público, o zelo com os recursos públicos, de maneira extremamente transparente. E como bem colocou na finalização a Lays nos perguntando sempre onde estamos, o que temos, e o que podemos fazer. E esta é realmente a máxima que nós estamos utilizando ao longo desses cinco anos que estamos aqui.”

Para o prefeito é preciso que todos sejam tratados da mesma maneira para que o sistema funcione, sem benefícios a apenas algumas pessoas. “Nós estamos procurando estabelecer um princípio de atenção na nossa população, pelo poder público, que ele seja realmente baseado nos princípios de igualdade e isonomia, de transparência, e não mais da pessoalidade, da individualidade.”

A Promotora do Ministério Público de Corbélia Cláudia Tonetti Biazus também passou sua percepção sobre a saúde pública e falou como viu acontecer essa evolução. Ela ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde e como ele está presente no dia-a-dia da população e não é percebido.

Ela lembrou ainda dos problemas com servidores, como os casos de descumprimento de cargas horárias por servidores concursados. Cláudia citou as dificuldades na gestão dessas situações, e como o sistema de saúde perde e em especial o paciente.

Cláudia exemplificou a importância da saúde primária para conter demandas futuras. “A qualidade de vida que os idosos tem hoje, faz com que eles tenham uma longevidade […] A partir do momento que você tem os cuidados primários você vai evitar gasto cardíaco por exemplo. Se o sujeito tem um atividade física, tem uma alimentação adequada, se ele toma os medicamentos de forma contínua, de forma controlada ele vai evitar uma cirurgia de coração.”

A saúde básica tem que ser de eficiência e qualidade afirmou a promotora. “A gente tem visto isso principalmente pelo comprometimento dos profissionais que atuam nesta área. E a gente tem que agradecer por isso”.

Dra. Cláudia encerrou a fala lembrando da redução no número de processos de saúde judicializados que passam por ela. Foi percebia uma queda nesses processos especializados. “E a gente observa que houve uma redução tremenda de demanda judicial.” Segundo a promotora isso só foi possível porque foi dada atenção na parte básica da saúde.”

“A gente precisa com que a população também entenda tudo isso, e saiba como funciona, aí todo mundo colabora” finalizou.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading