fbpx

Saúde pede que moradores de Corbélia com sintomas da COVID-19 devem procurar atendimento urgente

A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia pede que todos os moradores do município que possuam algum sintoma da COVID-19, mesmo que sejam sintomas leves eles devem procurar o mais rápido possível o atendimento no Ambulatório de Retaguarda.

A equipe da Secretaria de Saúde está ampliando a coleta de exames no município, e o objetivo é aumentar o número de diagnósticos e principalmente realizar um maior monitoramento dos contaminados.

De acordo com a Secretária de Saúde Cleide Messias se o morador apresentar mesmo que só um único sintoma da COVID-19 como diarreia ou dor de cabeça é preciso que busque o atendimento para realização do exame.

45 998413543
45 984065905

Disk COVID-19 Corbélia

O número de pessoas que estão com o vírus ativo e transmitindo é de mais de 100 pacientes. Esse número reflete na quantidade de pessoas que deveriam buscar atendimento, o que não está acontecendo.

“Além de um aumento do diagnóstico, nós podemos fazer um monitoramento das pessoas que estão contaminadas. Porque hoje nós temos bastante gente contaminada com uma dor cabeça, diarreia ou qualquer coisa e nem procurou o serviço de saúde. Fica esperando, achando que é dengue ou qualquer outra coisa e não procura o atendimento e vai ser COVID-19” detalha.

Sintomas mais comuns:

febre
tosse seca
cansaço

Sintomas menos comuns:

dores e desconfortos
dor de garganta
diarreia
conjuntivite
dor de cabeça
perda de paladar ou olfato
erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves:

dificuldade de respirar ou falta de ar
dor ou pressão no peito
perda de fala ou movimento

A demora na procura pelos atendimentos reascendeu um problema enfrentado no início da pandemia, a gravidade com que os pacientes já chegam para serem atendidos no ambulatório. Quanto mais tarde o paciente procura ajuda médica, maior é a estrutura que precisa ser usada e mais difícil é a recuperação.

De acordo com o último boletim divulgado nesta terça-feira , 23, Corbélia já possui 1080 casos confirmados de COVID-19, e 13 óbitos. Os casos ativos durante o dia somam 64 pessoas, além de 42 que são casos suspeitos e aguardando resultado de exame.

Conteúdo Protegido