Imagem
119 views 3 min 0 Comment

Saúde emite nota sobre falta de médicos na UBS do Jardim Vera Lúcia

- 28 de setembro de 2021
Anúncio

Depois de diversas reclamações de autoridades municipais e de receber áudios e vídeos feitos por moradores a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma Nota de Esclarecimento sobre a falta de médico na Unidade Básica de Saúde Nathalia Klusca Buchinger do Bairro Jardim Vera Lúcia.

De acordo com a nota o problema vivenciado na manhã desta terça-feira, 28, foi pontual porque um dos médicos que atende na unidade trabalhou apenas no período da manhã em razão de um imprevisto, e necessitou ausentar-se no período vespertino.

No entanto, as consultas agendadas para população em geral iniciaram as 17h00min horas devido agenda programada da médica para puericultura na terça-feira à tarde. Além disso, os pacientes não atendidos foram agendados conforme avaliação e os casos em que o paciente necessitava de consulta naquela data, foram remanejados para o Pronto Atendimento Municipal – PAM.

Anúncio

No decorrer da nota a Secretaria confirma que o atendimento é realizado por apenas dois médicos:

Doutor RAFAEL ZIELINSKI CAVALHEIRO DE MEIRA, cumpre seu turno das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, com 17 (dezessete) consultas agendadas e 7 (sete) para demanda espontânea de segunda-feira a quarta-feira, já na quinta-feira pela manhã realiza visitas domiciliares e na sexta-feira à tarde sua agenda é exclusiva para gestantes.

Doutora MARIA VITORIA MOSCARDI SPACK, atende a população do Jardim Vera Lúcia, das 11h00min às 13h00min e das 14h00min até as 20h00min, neste período são 16 (dezesseis) consultas agendadas e 08 (oito) referente às demandas espontâneas, na terça-feira à tarde sua agenda é exclusiva para crianças – puericultura.

Na nota a Secretaria de Saúde traz também que os atendimentos na UBS representam 25% do total de atendimentos no município, e apresenta os números de consultas e atendimentos realizados na unidade.

“A Unidade Básica de Saúde Nathalia Klusca Buchinger atende uma população de 4.534, que representa 25% do total da população atendida pelo Município. Só no Segundo quadrimestre, que compreende os meses de maio, junho, julho e agosto, de acordo com o apresentado hoje em audiência pública na Câmara de Vereadores, os dados demostraram que os médicos da Unidade atenderam 3.465 (três mil quatrocentas e sessenta e cinco) consultas, realizaram 80 (oitenta) visitas domiciliares e 18 (dezoito) procedimentos.”

De acordo com a Secretaria os médicos que atendem na unidade, além de realizarem os atendimentos, também participam de ações, reuniões, oficinas e projetos terapêuticos.

A Secretaria encerra a nota afirmando que devido ao recente aumento da população atendida pela Unidade Básica de Saúde Natalia Kluska Buchinger, a Secretaria de Saúde informa que há planejamento para ampliação, inclusive de profissionais, para melhor acolher a demanda da população.

Anúncio
Comentários do Facebook
Anúncio
Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading