Saúde de Cascavel apresenta ações desenvolvidas e projetos para 2021

Lidar com o desconhecido não foi tarefa fácil, mas o secretário de Saúde Stefanello demonstrou, em números, que o Município de Cascavel vem conseguindo passar pelo momento difícil de maneira coerente, estipulando como pilares salvar o maior número de vidas, evitar colapso no Sistema Único de Saúde, manter o equilíbrio econômico e ainda informar moradores sobre a responsabilidade individual.

“Os números mostram que fizemos nosso dever. Ampliamos os leitos de UTI e conseguimos aumentar o sistema para dar assistência aos doentes da Covid-19. Mas o maior desafio ainda é a conscientização da população”, disse o secretário durante a Escola de Governo que aconteceu na manhã desta sexta-feira (12).

Investimentos

Durante o encontro foram assinados termos para compra de material de infraestrutura para a saúde. Nove novos carros destinados à equipes da saúde da família serão adquiridos. Os veículos vão permitir que os médicos e enfermeiras se desloquem para as casas dos pacientes com mais agilidade nas UBS Los Angeles, Cidade Verde, Cataratas, XIV de Novembro, Tarumã, São Salvador, Santa Barbara, Rio do Salto e São Cristóvão.


Também foi assinado o termo para aquisição de aparelhos médicos no valor de R$ 2,4 milhões para equipar unidades de saúde.A expectativa de todo o setor da saúde é pela inauguração da nova sede Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), no dia 21 de março, que deve melhorar o fluxo e reduzir as filas de espera por especialidades.
Mesmo assim, a Secretaria de Saúde de Cascavel organiza um Mutirão de consultas, previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2021, em parceria com o Estado, para atender a demanda estagnada. A prefeitura fará um chamamento de clínicas particulares e prevê R$ 4,5 milhões de investimentos nesse mutirão.

Materno-Infantil

Dentro do Plano de Governo para essa gestão, está a estruturação de três Centros Maternos-Infantis até 2023.
O primeiro Materno-Infantil será implantado ainda neste ano onde atualmente é a UBS dos Los Angeles, que foi reformada recentemente será transferida para uma nova sede.

“Toda gestante terá um centro de referência, facilitando o acesso das mães com pediatras, ginecologistas, o que vai dar agilidade”, diz o secretário.
Novas UBSs

O Município entrega nos próximos dias quatro novas unidades de saúde dos bairros Cancelli, FAG, Los Ângeles e Cidade Verde. Outra boa notícia é que na próxima semana começam as obras nos bairros Tarumã e Universitário.
Além dessas, estão em andamento as construções da UBSs do Tio Zaca, Juvinópolis, Morumbi, Guarujá, Floresta e Sanga Funda.

As unidades do Claudete e Cataratas estão também no planejamento de investimentos de 2021, falta apenas a finalização do processo licitatório.

Gestão plena

Cascavel se prepara para iniciar o processo da Gestão Plena da Saúde. A cidade quer assumir a gestão dos contratos dos prestadores de saúde junto ao SUS e, com isso, gerir de maneira integral os recursos enviados pelo governo federal, por meio do Estado.

A tarefa entregue ao secretário de Saúde de Cascavel não é simples, mas confere ao Município autonomia para destinar as verbas da saúde, dando mais eficiência conforme as necessidades do cascavelense.

A Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde é preconizado pelo SUS, e o município passa a ter controle sobre a qualidade dos prestadores de serviço.

Vidas

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou após a apresentação e se emocionou ao lembrar das dificuldades frente à pandemia. Paranhos disse que o principal legado que a pandemia da Covid-19 deixará é a solidariedade, que foi a maior arma para superação de uma doença tão grave, que levou à morte 284 moradores de Cascavel.

“Quando assumimos, em 2017, já sabíamos do desafio que era administrar a saúde, mas a pandemia não estava prevista. Tivemos que aumentar os investimentos. Fizemos um trabalho com muito amor, mas ainda não acabou, ainda temos que enfrentar o vírus, e eu quero agradecer a todos da equipe da saúde”, ressaltou o prefeito.

Também participaram outros gestores da saúde que integram a rede hospitalar de Cascavel.

Fonte: Assessoria Cascavel



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: