364 views 2 min 0 Comment

Projeto Água Limpa leva recuperação de nascentes com ajuda de voluntários

- 17 de maio de 2024
Anúncio

Na última quinta-feira, 9, mais uma nascente recebeu proteção dos membros do projeto Água Limpa, realizado pelo Departamento de Meio Ambiente do Município de Corbélia, em parceria com a Itaipu Binacional. A proteção ocorreu na propriedade do agricultor José J. Gonsalves Neto, na comunidade Carlitão, interior de Corbélia.

A nascente passou por uma limpeza geral para remover possíveis impurezas, etapa conduzida pelo próprio agricultor. Em seguida, foram distribuídas pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo) em toda a área da nascente, para promover a filtragem física da água.

Na sequência, instalaram-se os canos para abastecer as caixas d’água. Por fim, as nascentes foram lacradas com uma mistura de solo e cimento, na proporção de três partes de solo para uma parte de cimento.

Anúncio

O Diretor do Departamento de Meio Ambiente, David Lube Filho, relatou que desde o início do projeto em Corbélia, mais de 100 nascentes já foram recuperadas e protegidas. “Somente em 2024, foram protegidas oito nascentes. A meta é que até o final deste ano, pelo menos mais 20 nascentes recebam proteção.”

Segundo ele, o projeto é coordenado pelo município, mas conta com membros voluntários, atualmente somando 12 pessoas envolvidas na conservação de nascentes.

Este número pode crescer, pois estão sempre em busca de mais pessoas dispostas a colaborar nesse trabalho crucial para os agricultores e para toda a comunidade.

“O meio ambiente agradece, e voluntários são sempre bem-vindos. Quanto mais pessoas atuarem em conjunto, mais nascentes conseguiremos proteger” finaliza Davi.

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading