fbpx

Programa habitacional vai beneficiar idosos com mais de 60 anos em Cascavel

Uma área de 10,7 mil metros quadrados, localizada no Loteamento Siena, região do Bairro Esmeralda, irá receber 40 casas que serão construídas pelo Viver Mais Paraná, uma modalidade do programa estadual de habitação voltada ao atendimento de idosos com a construção de condomínios residenciais fechados.

Serão investidos R$ 4.896.890,00 pelo Governo do Estado. Ao Município de Cascavel coube a doação do terreno e a gestão do condomínio com atendimento nas áreas de saúde e assistência social aos beneficiários .

Nestas unidades habitacionais,  os idosos poderão desfrutar de um local adequado às suas necessidades e anseios. “O objetivo é proporcionar aos moradores mais qualidade de vida, por meio do atendimento periódico nas áreas de saúde e assistência social, além do estímulo à prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer”, explicou o presidente da Cohavel, Vinicius Boza.

Ele destaca que o condomínio tem como objetivo levar dignidade e lazer aos idosos, que vivem em situação de abandono e solidão. Boza destaca que o residencial irá preencher uma lacuna da política habitacional, já que não havia um produto para atender aos idosos, que normalmente têm muita dificuldade de conseguir financiamento no sistema bancário.

A obra

As obras devem  iniciar em  três meses e a construtora  responsável terá prazo de um ano para entregar  as unidades habitacionais. As inscrições já estão abertas pelo site da Cohapar  (www.cohapar.pr.gov.br). “As inscrições passarão por uma seleção para que o projeto  possa realmente alcançar os idosos que mais necessitam. O Governo do Estado vai construir 20 condomínios semelhantes a este.  O projeto inicialmente beneficia  municípios com mais de 100 mil habitantes e, posteriormente, o governo do Estado vai avançar para que outras cidades com número menor de habitantes também sejam contempladas”, explicou o  coordenador regional da Cohapar, Gerson Paranhos.

Qual o papel da Prefeitura na gestão do condomínio?

 O Prefeito Leonaldo Paranhos fez a doação do terreno para a Cohapar e após essa construção a prefeitura fará a gestão do condomínio, por meio do atendimento periódico nas áreas de saúde e assistência social.

Quantas casas serão construídas?

 Serão construídas 40 casas, com toda infraestrutura, o condomínio terá, piscina para hidroginástica, biblioteca, sala de informática, salão de festa, quiosque de jogos, horta comunitária, academia ao ar-livre, ambulatório e espaço para atendimento dos moradores.

Quem pode participar do processo de seleção?

Podem participar do processo pessoas sozinhas ou casais com idade superior a 60 anos, renda mensal de um a seis salários mínimos e que não possuam imóvel em sua propriedade.

 Qual Valor do Aluguel?

 Os beneficiários pagam um aluguel equivalente a 15% de um salário mínimo ao mês, com a opção de residirem no local pelo tempo que desejaram.

 Como fazer a Inscrição?

 Deveram ser feitas através do Site da Cohapar – http://www.cohapar.pr.gov.br/

Fonte: Portal do Cidadão – MUNICÍPIO DE CASCAVEL (atende.net)

Conteúdo Protegido