au estado de conservação, equipamentos obrigatórios inexistentes ou até mesmo inoperantes são constatados pela fiscalização diária da PRF nas rodovias federais do Paraná.
Nos casos mais graves, pneus sem condições somam-se ao freio “isolado”, tornando sem eficácia o sistema de freios, construído com apenas uma finalidade: parar um veículo com grande massa. Em casos de acidentes, esse veículo potencializa a gravidade, podendo até matar.
Nos três flagrantes abaixo, é possível perceber as condições de alguns caminhões que circulam pelas rodovias federais do estado. Alguns são necessária a troca de 100% dos pneus; outros devem realizar a manutenção em todo o sistema de freios. Estes veículos só são liberados quando todas as irregularidades são resolvidas e alguns chegam a ficar dias parados no pátio.
Como causa “defeito mecânico”, em 2024 foram registrados 177 acidentes, com 100 pessoas feridas e cinco mortes.
Ainda em 2024, foram realizadas 10.620 multas por equipamento obrigatório em desacordo com a legislação, ineficiente ou inoperante, em mau estado de conservação e sem o equipamento obrigatório, nas rodovias federais do Paraná.
Em 2024, a Operação Serra Segura comemora 10 anos e nessa década, durante as fiscalizações realizadas, 25% dos caminhões vistoriados ficaram retidos por algumas dessas irregularidades, ou seja, foram impedidos de continuar a viagem.
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