ConexãoRevista.
56 Views 4 min 0 Comentário

Prevendo maior queda nos repasses, Prefeitura de Corbélia adota medidas de contenção de gastos

- Corbélia
1 de setembro de 2023
Anúncio

A partir desta segunda-feira, 04, algumas secretarias e departamentos da Prefeitura de Corbélia atenderão com horário reduzido. A medida foi decretada pelo Prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB) na quinta-feira, 31, e faz parte de uma série de recomendações administrativas que estão sendo adotadas pela administração visando a contenção de gastos mediante a novas quedas nas arrecadações e repasses financeiros dos governos Federal e Estadual.

De acordo com o Prefeito as medidas estão sendo adotadas diante da queda acentuada nos repasses de recursos, especialmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“O Município de Corbélia tem enfrentado um déficit orçamentário significativo desde o final do ano de 2022. Em resposta a essa situação desafiadora, a administração municipal se viu compelida a tomar medidas preventivas para garantir a continuidade dos serviços nos meses futuros em que o repasse não tiver aumento.”

Anúncio

A partir de 04 de setembro as repartições públicas funcionarão das 07h00min às 13h00min. São elas: Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Governo, Administração e Gestão Pública – SMGA, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Departamento do Cadastro Único.

Além disso, as Secretarias de Obras e Urbanismo e Agricultura, terão um horário de funcionamento das 06h00min às 12h00min.

A medida segue em vigor até o dia 22 de dezembro.

É importante destacar que as medidas de contenção de gastos não afetarão serviços considerados essenciais, como saúde e educação. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura não serão abrangidas pelo novo horário de funcionamento. Isso visa garantir que a população continue tendo acesso a atendimentos médicos e serviços educacionais de qualidade. “Essa decisão foi tomada como uma medida prudencial, e Corbélia está equilibrada financeiramente” afirmou o Prefeito.

A crise financeira que afeta os municípios do Brasil, inclusive Corbélia, tem sido amplamente divulgada pelos meios de comunicação. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) alertaram para a perspectiva de que as dificuldades nas receitas a serem repassadas aos municípios se estendam durante todo o ano de 2023.

O Município de Corbélia não está sozinho nessa luta por equilíbrio fiscal. Municípios em todo o país têm adotado medidas semelhantes para enfrentar os desafios financeiros e manter os serviços essenciais em funcionamento. O Decreto Municipal reflete o compromisso da administração em enfrentar a crise de forma responsável, garantindo a continuidade dos serviços básicos que a população depende.

A redução no horário de atendimento impactará na redução de custos, como energia por exemplo. Com o risco de o município sofrer ainda mais quedas nos próximos meses o Prefeito afirma é necessário adotar medidas preventivas. “Enquanto o município busca se reorganizar financeiramente, e os repasses não voltem a subir, essas ações vão continuar acontecendo” finaliza.

Anúncio
Comentários do Facebook
Deixe uma Resposta
Você deve estar de vançavam com dificuldade em para postar um comentário.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading