Pregão eletrônico na Prefeitura de Corbélia traz mais transparência e amplia participação de empresas


Você está lendo esta notícia no site Conexão Revista. Um portal de notícias independente e feito por jornalistas com informações sobre tudo o que acontece em Corbélia e região.

A Prefeitura disponibilizou cursos com especialistas do Sebrae sobre compras públicas para os funcionários, com objetivo de prepará-los para este novo meio de compras.

O Decreto nº 10.024/2019, do governo federal determinou que os estados e municípios utilizem obrigatoriamente o pregão eletrônico quando executarem recursos da União decorrentes de transferências voluntárias. Seguindo esta obrigatoriedade o setor de Licitações da Prefeitura de Corbélia também implantou o sistema no município.

A realização de pregões através de um sistema, sem que as empresas estejam presentes, gera um potencial aumento da competitividade do certame, já que interessados que estejam localizados em qualquer lugar do país podem participar de forma remota.

Em Corbélia a primeira licitação realizada nesta nova modalidade foi no dia 24 de julho, para a aquisição de luminárias para super postes dos trevos do município, e 9 (nove) empresas participaram.

A Diretora de Compras e Pregoeira Oficial, Elosangela Tscham explica que a maior transparência se dá pelo fato de que o próprio programa, utilizado para a realização do pregão, envia para as empresas cadastradas as notificações de licitações.

“Não que os municípios estejam fazendo não seja transparente, porque o Tribunal cobra muito isso, mas o ComprasNet, por si só já é um programa que divulga mais para as empresas.”

O sistema utilizado é o mesmo indicado pelo próprio Governo Federal: ComprasNet, ele é gratuito tanto para os empresários participantes, quanto para a própria prefeitura. Além de facilitar para o empresário, também gera economicidade nas compras realizadas pelo município como conta Elosangela.

“Mais empresas vão vir participar inclusive nesta nossa primeira licitação teve 9 empresas que vieram participar, do Brasil todo, sem a empresa vir no município, e o preço deles é muito mais em conta, então gera economia nas compras.”

A Diretora conta que o número de licitações através do pregão eletrônico ainda é baixo em comparação com o presencial, mas o objetivo é fazer com que futuramente ele possa ser utilizado em todas as licitações.

“A prefeitura está junto com o SEBRAE para incentivar o comércio local a se cadastrarem, aprender mais sobre o pregão eletrônico. Mas isso é a longo prazo.”

A Prefeitura Municipal disponibilizou cursos com especialistas do Sebrae sobre compras públicas para os funcionários, com objetivo de prepará-los para este novo meio de compras. Além do mais o Sebrae juntamente com a prefeitura vem auxiliando a micro empresa com a implantação e operação do Programa de desenvolvimento local, Compra Corbélia.

As empresas de Corbélia interessadas em participar de certames de compras, que ainda não realizaram nenhuma prestação de serviços, pode ir pessoalmente no setor de licitações da prefeitura para apresentação do trabalho e deixar contato, para quando a prefeitura precisar realizar orçamentos.

Envie sugestões de pautas, fotos ou videos, para o nosso Whatsapp que a nossa equipe irá atender você (45) 9 9958-3996 ou Receba notícias da Conexão Revista no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: