Prefeitura decreta ponto facultativo em feriado de Carnaval e comércio pode abrir normalmente

O Prefeito de Corbélia Dr. Giovani Miguel Wolf decretou ponto facultativo nos dias 15 e 16 de Fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, e os comerciantes poderão abrir normalmente.

De acordo com o Decreto Municipal, estão excluídos do decreto os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que deverão fazer revezamento de pessoal. Os servidores da coleta de lixo e vigias e Secretaria Municipal de Educação seguirá seu próprio calendário.

De acordo com um comunicado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, o setor irá considerar o ponto facultativo aos funcionários nas Unidades Básicas de Saúde, ou seja, estarão fechadas.

Com atendimento somente no Pronto Atendimento e Hospital de Campanha, que são considerados serviços essenciais.

Os servidores com vínculo estatutário ou celetista e aos prestadores de serviços por empresas terceirizadas, os dias não trabalhados, vão originar horas devedoras, as quais deverão ser pagas em no máximo 90 (noventa) dias a contar a partir do dia 17 de fevereiro de 2021, os quais serão organizados pela Secretaria de Saúde para reposição.

Comércio

A Associação Comercial e Industrial de Corbélia postou na Página oficial que devido ao decreto publicado pelo Governo do Estado, revogando o ponto facultativo em órgãos de administração publica, o  Sindicato dos Empregados no Comércio de Cascavel e Região determinou que os comércios poderão abrir normalmente sem tributos honorários aos empresários, ou seja não é obrigado pagar pelos dias trabalhados nem tão pouco conceder dias de folga aos funcionários.

Boa parte das lojas de Corbélia já postaram em suas redes que estarão funcionando normalmente nesta segunda e terça-feira.

Bancos

Em razão da pandemia causada pela Covid-19 muitos estados e munícipios brasileiros revogaram seus pontos facultativos e cancelaram suas festas e desfiles. Apesar disso, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que, em razão de resolução do Banco Central do Brasil, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16/02 – segunda e terça-feira de carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências. Já na quarta-feira de cinzas (17/02) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A FEBRABAN orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Para aqueles clientes que irão passar a semana inteira viajando e não dispensam a ida até uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da FEBRABAN. Basta acessar o link www.buscabanco.com.br e fazer a busca de acordo com o Estado e município desejado.

Fonte: FEBRABAN

Conteúdo Protegido