Prefeitura de Corbélia não atualiza dados da COVID-19 em site há mais de 20 dias

Para que os moradores de Corbélia saibam os dados atualizados de casos confirmados de COVID-19, eles precisam entrar em contato diretamente com a Secretária Municipal de Saúde Cleide Messias ou acessar o Boletim Estadual divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

É que desde o dia 22 de Dezembro, o site (Prefeitura Municipal de Corbélia – Coronavírus (corbelia.pr.gov.br)) que deveria trazer todas atualizações da pandemia no município não recebe nenhum novo dado oficial de Corbélia.

A Prefeitura também utilizava as redes sociais para divulgar os dados e informar a população sobre o aumento ou redução dos casos, mas o último post na página oficial da Prefeitura que traz o boletim foi no dia 25 de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada para esclarecer, e a Secretária de Saúde Cleide Messias informou que o boletim tem sido divulgado de maneira semanal, como foi deliberado em reunião com o COE e Ministério Público.

“Eu tenho o boletim diário. O que foi decidido em reunião do COE, inclusive o Ministério Público disse que não precisava mais enviar diariamente para o Ministério. A gente deixou de enviar aquele boletim diário e na reunião do COE nós decidimos que a gente faria um boletim semanal. Que é o que estamos fazendo.” No entanto, não encontramos a publicação de nenhum boletim nos órgãos oficiais do município.

Segundo ela a divulgação deve partir do setor de Assessoria de Comunicação da Prefeitura, e não há uma exigência de que os dados tem que ser divulgados à população. Cleide afirmou também que as exonerações dificultaram a divulgação. No entanto, a atualização já não ocorre desde 25 de novembro em redes sociais, quando todos os servidores do setor de comunicação ainda estavam trabalhando.

“Não tem uma norma que tem que se publicitar. No início da pandemia sim, quando houve solicitação do Ministério Público. Mas, depois o próprio MP disse que não precisava enviar para eles diariamente. “

A Secretária também se disponibilizou em enviar o boletim à Conexão sempre que houver atualização. No entanto, a demanda vem direto da população aos órgãos oficiais do município, e não somente da imprensa.

De acordo com o último Boletim Estadual divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, neste domingo 10, o município de Corbélia chegou a 13 mortes provocadas por complicações da COVID-19, e 696 pacientes já foram confirmados com o vírus desde o início da pandemia.