493 views 5 min 0 Comment

Prefeitura de Corbélia garante destinação adequada de resíduos após Mutirão de Limpeza

- 6 de maio de 2024
Anúncio

Na manhã desta segunda-feira, 06, equipes da empresa de gestão de resíduos sólidos Paraná Ambiental deram início à recolha dos resíduos resultantes do mutirão de limpeza realizado nos últimos 90 dias no município de Corbélia.

No início de fevereiro, o Comitê de Crise contra a dengue estabeleceu em conjunto que uma das principais ações da administração municipal seria a realização do mutirão de limpeza, com a coleta de todos os resíduos, incluindo aqueles que não seriam de responsabilidade do município, como entulhos de obras, móveis, eletrodomésticos, entre outros.

“Quando delineamos as medidas para realizar o mutirão de limpeza, a administração municipal deixou claro que a ação não terminaria com a coleta. A preocupação primordial era assegurar que os resíduos fossem tratados de maneira responsável e ambientalmente segura”, afirmou o Prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB)

Anúncio

Assim, em colaboração com especialistas ambientais, a Prefeitura estabeleceu um processo logístico meticuloso para garantir a destinação adequada dos materiais coletados. Em conjunto com a equipe técnica, foi desenvolvido um plano que priorizou a segurança ambiental e a eficiência na gestão dos resíduos.

O Secretário de Obras e Urbanismo Junior Piovesan conta que a primeira etapa foi a de armazenagem, e todo o material recolhido nas casas foi colocado em um único local, uma área externa no Centro de Eventos, atual Parque de Máquinas. “Em seguida, foi realizada a triagem e classificação dos materiais, que até aquele momento estavam todos misturados. Ali, os materiais foram separados meticulosamente, desde os recicláveis até os volumosos.”

Cada item teve sua destinação final estabelecida: os materiais recicláveis foram enviados à ACOMAR, enquanto os entulhos de obras foram separados e passarão por um processo de trituração.

“Por fim, o restante dos resíduos, classificado como IIA, foi destinado à empresa Paraná Ambiental, responsável por coletar o material, armazená-lo e fazer sua destinação correta” detalha o Secretário.

Somente nesta segunda-feira, 06, a Paraná Ambiental realizou a coleta de 68 m³ do material armazenado. Segundo a programação, a empresa concluirá os trabalhos até sexta-feira, 10. Nesta semana, a Prefeitura também finalizará a recolha de volumosos resultante do Mutirão de Limpeza que atendeu toda a cidade de Corbélia.

“As equipes estão fazendo novamente a coleta em algumas áreas, e concluindo nos últimos bairros. Todos os bairros, casas e ruas de Corbélia passaram pelo mutirão de limpeza. E finalmente vamos concluir esse trabalho com a destinação correta destes materiais” comemorou o Prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB) .

Saiba mais:

Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.

São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. Contudo, não se pode dizer que esses resíduos classe II A não trazem perigos aos seres humanos ou ao meio ambiente.

São popularmente conhecidos com resíduos orgânicos e merecem destaque especial pela capacidade de transformação e aproveitamento de nutrientes.

Os componentes destes resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, dependendo do potencial de reciclagem de cada item.

Os efluentes também podem ser classificados classe IIA.

Abaixo listamos alguns exemplos de resíduos classificados como classe IIA.

restos orgânicos da indústria alimentícia (restos de alimentos); restos de madeira; materiais têxteis; fibras de vidro; lodo vindo de filtros; limalha de ferro; lama proveniente de sistemas de tratamento de água; poliuretano (presente em espumas, adesivos, preservativos, vedações, carpetes, tintas e mais); gessos; lixas; discos de corte; equipamentos de Proteção Individual, desde que não contaminado (inclui uniformes e botas de borracha, prensas, vidros e outros).

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading