
A Prefeitura de Corbélia realizou, na tarde desta quinta-feira, 3, a entrega das primeiras unidades de casinhas para cães em situação de vulnerabilidade, dentro do projeto Cãoforto. A iniciativa é uma parceria entre a administração municipal, a empresa Quero-Quero e o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Depen), por meio da Penitenciária Estadual de Cascavel, com apoio da ONG Corbélia Proteção Animal.
As casinhas foram fabricadas pelos apenados da unidade prisional, com material doado pela Quero-Quero e fornecimento de cobertura pela Prefeitura. A entrega simbólica contou com a presença do prefeito Thiago Stefanello, do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Andreo Fontana, Diretor regional da Polícia Penal do Paraná de Cascavel, Thiago Correa, Diretor da Quero-Quero e de representantes da ONG.
Durante a entrega, o prefeito destacou o apoio à causa animal e os avanços na estruturação do atendimento público, que são necessários. “Nós temos fortalecido esse apoio para a ONG, na subvenção mensal, para que eles possam, até que a Prefeitura assuma por completo o serviço, fazer a castração e também a aquisição dos alimentos que se fazem necessários lá no canil”, afirmou.
Thiago Stefanello conta que a ação de hoje é diferenciada, e que a ideia surgiu da Secretaria de Meio Ambiente, que recebeu o apoio da empresa Quero-Quero e do Depen. O Prefeito antecipou ainda que novas ações devem ser colocadas em prática. “Uma nova lei que trata dos maus tratos animais, ela está sendo debatida pelos vereadores e deve ser colocada em votação em breve.”
O Diretor regional da Polícia Penal do Paraná , Thiago Correa, conta que a experiência de produção das casinhas em Cascavel inspirou a proposta para Corbélia.
“O prefeito Tiago Stefanello procurou a Polícia Penal na cidade de Cascavel, apresentando uma problemática que a cidade de Corbélia tem, que são os cachorros nas ruas, os cachorros em situação de vulnerabilidade. Nós temos na cidade de Cascavel o projeto Pipoca, que é o projeto que atende as ONGs que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade, onde nós fazemos casinhas, cama pet, roupa refletiva para animais em situação de rua.”
O diretor apresentou a proposta de realização do mesmo projeto em Corbélia. A ideia foi bem recebida pela administração. “Nesse primeiro projeto, nessa primeira etapa, serão confeccionadas 100 casinhas e serão doadas para a Prefeitura Municipal de Corbélia. Posterior a isso, nós estaremos fazendo, nós da Polícia Penal, faremos a manutenção dessas casinhas.”


A importância do engajamento do poder público na causa animal, foi citada pelo secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Andreo Fontana. Desde o início da nova gestão, o cuidado com a causa animal ganhou uma pasta exclusiva. De lá pra cá diversas ações estão sendo implementadas. “Algumas ações já foram realizadas, como vacina PET. Agora nós vamos estar com toda a equipe técnica da Secretaria gerenciando toda a causa animal, com o auxílio da ONG, mas de uma maneira mais ativa por parte do poder público.”
O evento também teve o momento de incentivo à adoção. Alguns animais estiveram presentes para serem adotados no local e a ONG montou um “varal de adoção”, com fotos dos cães que estão em busca de um lar.
O Secretário ainda reforçou o convite à população para conhecer os animais disponíveis e incentivar a adoção responsável. “A gente sempre deixa aí e reitera à população que conhece o trabalho do Departamento da Causa Animal, da ONG Corbélia Proteção Animal, que vá lá e dê oportunidade para esses animais. Que eles consigam ganhar um carinho, um lar, um lar para poder ter o amor que eles merecem”, completou o secretário Andreo Fontana.

















COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO