Após o incêndio que vitimou o Sr. Isadivar Antonio de Oliveira, de 80 anos na noite da última terça-feira (1), a prefeitura municipal de Corbélia enviou um nota de esclarecimento à nossa equipe no fim da manhã desta quarta-feira, 2.
De acordo com a nota divulgada a Prefeitura manifestou o pesar pela morte do Sr. Isaldivar, e informou que a família está recebendo amparo da psicológico e social.
A prefeitura esclareceu ainda que o caminhão-tanque do município atendeu imediatamente a ocorrência. “O veículo é equipado para atender situações dessa natureza, entretanto, à despeito do empenho da equipe, a severidade do incêndio consumiu a residência em poucos minutos. ” diz a nota.
A prefeitura relembra que o período vivenciado pelo Brasil é de estiagem e muitas queimadas. A nota ainda deixa uma orientação à população quanto aos cuidados com botijões de gás, áreas de churrasqueira, descartes de bitucas, e ainda quanto ao estado das instalações elétricas das casas.
Na nota a Prefeitura não cita a ausência do caminhão do corpo de bombeiros comunitário no município, do baixo efetivo (que atua com apenas 5 agentes) nem quando a situação poderá ser resolvida.
Em agosto de 2018, o caminhão de combate a incêndio de Corbélia se envolveu em um acidente nas proximidades de Braganey e apesar de já ter sido consertado, ele não voltou para o município por conta de um descumprimento da prefeitura que impede a utilização.
Para poder ter o caminhão disponível para o Corpo de Bombeiros, a prefeitura precisa contratar mais 5 agentes de defesa civil. A falta de um caminhão de combate disponível prejudica na agilidade dos atendimentos à ocorrências de grandes incêndios, assim como os dois que foram registrados na última semana.
A situação foi denunciada na manhã de ontem por nossa reportagem.
Confira a Nota na íntegra
A Prefeitura Municipal de Corbélia manifesta seu pesar pela morte do sr. Isaldivar Antônio de Oliveira, vítima de incêndio domiciliar na noite de terça-feira (01/10). Desde o primeiro momento está sendo prestado todo atendimento psicológico e social à família.
O caminhão-tanque do Município e os agentes da Defesa Civil atenderam imediatamente a ocorrência na Rua Margarida, próximo ao Lago Municipal. O veículo é equipado para atender situações dessa natureza, entretanto, à despeito do empenho da equipe, a severidade do incêndio consumiu a residência em poucos minutos.
O Brasil vivencia um período de estiagem que vem ocasionando queimadas nas matas e incêndios nos perímetros urbanos. A ausência de chuvas e a baixa umidade do ar constituem condições de alto risco. Por isso, orientamos à população que redobrem cuidados com botijões da gás, áreas de churrasqueira, descarte de bitucas de cigarro e que avaliem o estado das instalações elétricas das residências e estabelecimentos.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO