Prefeitura de Corbélia adquire refrigerador de mais de R$ 14 mil para armazenar vacinas da COVID-19

A Prefeitura de Corbélia adquiriu um Refrigerador para armazenagem de vacinas pelo valor de R$14.900,00. A compra veio por meio de uma dispensa de licitação publicada em Diário Oficial nesta segunda-feira, 25.

O refrigerador de 340 litros foi adquirido da empresa Biotecno Indústria e Comércio LTDA, e será destinado ao armazenamento das vacinas contra a COVID-19, de acordo com a justificativa colocada pela Prefeitura no Extrato da Dispensa.

Procurada a Secretária de Saúde Cleide Messias informou que a Secretaria está ampliando a rede de frios. Segundo ela, o modelo adquirido comporta e atende as necessidades de armazenagem das duas marcas que estão chegando à Corbélia: CoronaVac produzida pelo Instituto Butantan com a Chinesa Sinovac, e a do laboratório AstraZeneca em parceria com a Fiocruz.

Segunda Cleide a compra de novos refrigeradores irá depender do tipo de vacinas que ainda serão enviadas ao município.

A vacina das farmacêuticas Pfizer e BioNTech por exemplo precisa estar armazenada em uma temperatura inferior -70° C durante o transporte, para que o imunizante não perca sua eficácia.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Corbélia possui ao todo sete refrigeradores para armazenagem de vacinas. O principal deles é o Refrigerador Central que pode armazenar até 12 mil doses.

“Este se trata do refrigerador central de recebimento e redirecionamento de todas as vacinas que vem ao município, ele fica na rede de frios no posto de saúde central e se trata de um refrigerador vertical com capacidade de 280 litros úteis ou aproximadamente 12.500 doses em seu total segundo fabricante. Este equipamento tem seu uso exclusivo para armazenamento de vacinas, refrigeração por compressor hermético, painel com informações do armazenamento.”

Nas Unidades Básicas de Saúde há pequenos refrigeradores que abrigam o recebimento das vacinas nas unidades básicas de saúde. Um equipamento menor com capacidade de 30 litros úteis que é de uso exclusivo para manutenção das vacinas, são seis aparelhos ao total distribuídos 1 em cada unidade de saúde do município.

Corbélia ainda possui seis Freezer Consul 309 litros. Estes se tratam de Freezer comuns de uso domésticos que tem como função a manutenção dos Gelocs (barras plásticas com gelo reutilizáveis), estes equipamentos são exclusivos para este uso, porém não podem abrigar as vacinas. Contem 1 em cada unidade de saúde

Para o transporte interno de vacinas no município, a Secretaria de Saúde conta com nove caixas térmicas. Essas caixas exclusivas para o transporte de vacinas da regional a central e da central as unidades. São 3 caixas maiores de 45L e outras 6 caixas menores de 5L e 8L para transporte interno no município.

No último domingo, 24, Corbélia recebeu 130 doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca e Fiocruz.

Do laboratório Chinês Sinovac, Corbélia recebeu 170 doses e no dia 20 de janeiro já iniciou a imunização.



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: