Postos de Saúde de Corbélia passam a coletar exames de COVID-19

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Corbélia, o Pronto Atendimento Municipal passam a coletar exames de RT-PCR para SARS-CoV-2. O Hospital de Campanha do município era o único lugar destinado a coleta do material até a mudança da normativa estabelecida pelo Centro de Operações de Emergência – COE.

A normativa foi publicada pelo Centro de Operações de Emergência – COE na última sexta-feira, 28, e a reorganização dos processos de trabalho no município de Corbélia se dá pela necessidade de atender as determinações da Secretaria de Estado da Saúde/SESA.

A partir desta segunda-feira, 01, todas as pessoas que procurarem, espontaneamente, os serviços de saúde apresentando sintomatologia para síndrome gripal em Postos de Saúde poderão fazer o teste para o novo coronavírus.

Até a última sexta-feira, 28, todos os pacientes moradores de Corbélia, suspeitos de estarem com o COVID-19, e com exames coletados deveriam permanecer internados no Hospital de Campanha até o resultado do exame. Essa regra também precisou ser alterada.

Com a coleta sendo realizada em todas as UBSs, o Hospital passa a adotar uma nova organização de trabalho, e os moradores de Corbélia só ficarão internados em caso de necessidade de atendimento clínico hospitalar, e agravamento dos sintomas.

Art. 4° O paciente que for atendido pela equipe médica, no
Nível de Atenção Básica e apresentar estado clínico moderado ou grave, deverá ser encaminhado para internamento hospitalar até a liberação do resultado do exame para Detecção Qualitativa de Coronavírus – PCR.

Os pacientes que realizarem o exame para detecção do COVID-19 deverão imediatamente entrarem em isolamento domiciliar, juntamente com os familiares que tiveram contato, até a liberação do resultado.

Art. 2° Fica estabelecido que, a partir desta data, o Centro de
Operações de Emergências – COE/Corbélia-PR, adotará o contido na Cartilha de Isolamento Domiciliar, oriunda do Ministério da Saúde, para fins de orientações normativas as quais proporcionarão às pessoas e ou a sua Família, em isolamento domiciliar, de casos suspeitos ou confirmados de contaminação pelo novo Coronavírus, com o propósito de evitar transmissão intradomiciliar da doença pelo novo Coronavírus.

Para o paciente internado no Hospital de Campanha que esteja aguardando a liberação do resultado de exame para Detecção Qualitativa de Coronavírus – PCR, será adotado um dos seguintes procedimentos:

I – Quando este mesmo resultado for detectado como negativo,
o paciente deverá ser liberado e ou referenciado para outro serviço de saúde pública, conforme os critérios clínicos/médicos, de forma imediata;

II – Quando este mesmo resultado for detectado como positivo,
a equipe médica deverá contatar com a equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia, a fim de verificar, conjuntamente, a possibilidade de ser concedida a alta médica do paciente, de acordo com o grau de risco social oferecido pelo paciente, de possível transmissão da doença a terceiros, decidindo ambas as equipes, pela alta médica do paciente ou não, asseguradas todas as precauções estabelecidas pelo Centro de Operações de Emergências – COE/Corbélia-PR.

Atendimento nas Unidades

Mesmo com as coletas de exames para COVID-19 sendo realizadas nas Unidades de Saúde a população continuará tendo acesso ao agendamento de consulta, nos serviços de saúde, via telefone e de forma presencial, na Unidade Básica de Saúde de referência, de seu bairro.

De acordo com a Secretaria de Saúde cada Unidade precisou se adaptar e reservar um consultório exclusivo para a coleta de pacientes que procurarem as unidades.

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: